Francisco Mignone, noutros tempos também conhecido por Chico Bororó, foi um compositor que defendeu o espaço do folclore e do popular na música de concerto brasileira. Em comemoração dos 120 anos de seu nascimento, sua viúva, Maria Josephina Mignone, juntamente com a Editora Tipografia Musical e Fermata do Brasil, lançam o livro 24 Valsas Brasileiras. Compostas entre 1963 e 1984, durante os Anos de Chumbo no Brasil, metade destas ainda permanecia inédita.
Mignone era apreciado por Mário de Andrade, que o conduziu à investigação mais precisa do folclore brasileiro. Nesse quadro, a publicação mostra-se oportuna, considerando-se certo movimento recente de revisitação à música pianística brasileira, especialmente aquela de caráter nacionalista. É, portanto, com entusiasmo que recebemos este novo e cuidadoso trabalho, em edição Urtext e bilíngüe (português/inglês), certos de seu sucesso e ansiosos pela sua circulação entre nossos concertistas.
O lançamento com sessão de autógrafos ocorrerá no dia 23 de março, das 19h00 às 22h00, na Livraria da Travessa (Rua Visconde de Pirajá, 572. Ipanema. Rio de Janeiro, Brasil).
Deixe um comentário