Com duas sessões já realizadas, prossegue esta quinta-feira, 4 de Junho, a 4.ª edição do Seminário “Música Teoria Crítica e Comunicação”, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

O seminário realiza-se anualmente e é organizado pelo Grupo de Investigação em Teoria Crítica e Comunicação do CESEM – Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical, da FCSH-UNL. Em cada uma das sessões, os participantes apresentam e levam a debate trabalhos de investigação em curso, introduzindo temas e problemáticas musicológicas sob as mais diversas análises críticas, sociais e filosóficas. Desta forma, a presente edição contempla áreas tão diversas quanto estudos de videojogos, de ópera, de imprensa, de estética ou de celebridades, sempre sob perspectivas da relação entre música e discurso, tema desta edição.

A 4.ª edição do Seminário “Música Teoria Crítica e Comunicação”, subordinada ao tema “Música e Discurso”, decorre entre 21 de Maio e 16 de Julho, todas as quintas-feira, pelas 16h. Os seminários são de entrada livre e abertos a todos os interessados.

 


 

Mais informações em http://cesem.fcsh.unl.pt/, ou a partir do email cesem@fcsh.unl.pt.

Sobre o autor

Mariana Calado

Mariana Calado encontra-se a realizar o Doutoramento em Ciências Musicais Históricas focando o projecto de investigação no estudo de aspectos dos discursos e das sociabilidades que caracterizam a crítica musical da imprensa periódica de Lisboa entre os finais da I República e o estabelecimento do Estado Novo (1919-1945). Terminou o Mestrado em Musicologia na FCSH/NOVA em 2011 com a apresentação da dissertação "Francine Benoît e a cultura musical em Portugal: estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920's e 1950". É membro do SociMus – Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música, NEGEM – Núcleo de Estudos em Género e Música e do NEMI – Núcleo de Estudos em Música na Imprensa, do CESEM. É bolseira de Doutoramento da FCT.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.