O Museu Nacional da Música acolhe, no dia 24 de Março, pelas 18 horas, o lançamento do livro A Língua Portuguesa no Canto Lírico: contexto histórico e relações entre técnica e fonética, de Tânia Valente.

A Língua Portuguesa no Canto Lírico pretende abordar de forma crítica a articulação musical da língua portuguesa. Baseada na na dissertação de doutoramento apresentada à Universidade de Évora e alicerçada na investigação da autora sobre a obra do cantor, pedagogo e compositor Gustavo Romanoff Salvini (1825-1894) – e mantendo o espírito da sua pioneira abordagem científica à questão da língua portuguesa no canto –, esta nova publicação vem actualizar e sistematizar conhecimentos acerca das especificidades da nossa Língua ao nível da fonação, da acústica e da recepção.

Frontispício da primeira edição do Cancioneiro Musical Portuguez (Lisboa, David Corazzi, 1884)

A apresentação da obra estará a cargo da Prof.ª Doutora Ana Mendes (terapeuta da fala e docente do Instituto Politécnico de Setúbal), da Prof.ª Maria José Borges (docente da Escola de Música do Conservatório Nacional) e do Prof. Fernando Serafim (distinguido cantor e professor de canto). Seguir-se-á a interpretação de algumas canções de Salvini pela autora do livro, acompanhada pelo pianista Daniel Godinho. A entrada é livre.

Sexta-feira, 24 de Março de 2017
18:00 h

Gustavo Romanoff Salvini
Chorei sonhando (a partir de um poema de Heinrich Heine)
Queres a flor (sobre texto de Camilo Castelo-Branco)
Junto ao berço
Eu não gosto (sobre poema de Fernando Castiço)

Tânia Valente, soprano
Daniel Godinho, piano

 


 

Tânia Valente é doutorada em Música e Musicologia (ramo de Interpretação) pela Universidade de Évora, dividindo a sua actividade artística com a de docente (no Conservatório Nacional) e de investigadora. Iniciou os estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa, tendo-se licenciado em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Ingleses e Alemães pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, bem como em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa. Os seus interesses de investigação abrangem as áreas da Ciência Vocal, Pedagogia do Canto e relações entre Música e Literatura. Para além de se apresentar regularmente em recitais, é membro do Coro Gulbenkian.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.