O guitarrista algarvio Rui Mourinho, nascido em Portimão em 1976, efectuou os seus estudos iniciais no Conservatório Regional Maria Campina – Faro. Aqui, teve a oportunidade de estudar com os professores Konstantin Götzen, José Alegre e Eudoro Grade. Obteve os graus de Mestre em Música e em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa, instituição onde teve a oportunidade de estudar na Classe de Guitarra de Piñeiro Nagy e nas Classes de Música de Câmara de Olga Prats, Nuno Inácio e Stephen Bull.

Aprofundou os seus estudos através da participação em diversas masterclasses com nomes conceituados da guitarra clássica como Piñeiro Nagy, Dejan Ivanovic, Alberto Ponce, António Jorge Gonçalves, Ricardo Gallen, Joaquin Clerch, David Russell, Hubert Kappel, Carlo Marchione, entre outros.

Enquanto instrumentista, integrou o grupo Vá-de-Viró, com o qual teve a oportunidade de realizar recitais em todo o país e com o qual gravou igualmente o CD Outras Músicas. Participou ainda na gravação do CD Balletti, do Ensemble de Flautas do Município de Loulé.

Rui Mourinho dedica-se actualmente a uma carreira concertística, quer a solo, quer no domínio da música de câmara. É dedicatário de obras de compositores como Cristóvão Silva, André Santos e Stephen Goss. Prossegue estudos de Doutoramento em Música e Musicologia da Universidade de Évora.

Neste mês de Fevereiro será possível ouvir duas apresentações:

  • Dia 18 (Sábado) | 18h00 | Igreja de São Sebastião (Tavira): obras de Stephen Goss: Cantigas de Santiago; Sonata para guitarra; Chinese Garden; El Llanto de los Sueños. Duração estimada de 60 minutos.
  • Dia 25 (Sábado) | 15:30 | Biblioteca Municipal de Albufeira – Lídia Jorge: apresentação do CD Stephen Goss Guitar Works – Vol. 1.

Ambas as apresentações serão de entrada livre.

Sobre o autor

Avatar photo

Rita Faleiro é doutoranda em Musicologia na Universidade de Évora, Mestre em Ensino da Música (Piano) pelo ISEIT - Almada e Licenciada em Piano e Arqueologia pela Universidade de Évora. Trabalhou como professora de Piano em diversas instituições e organizou diversas Masterclasses, tendo participado igualmente em múltiplas edições das Jornadas “Escola de Música da Sé de Évora”. Actualmente o seu trabalho académico centra-se na investigação de música sacra portuguesa, nomeadamente os salmos concertados da segunda metade do séc. XVIII dos compositores eborenses.