‘O carnaval dos animais’ na Biblioteca Pública da Horta

O auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na cidade da Horta, irá acolher nos próximos dias 18 e 19 de Março, pelas 10h00, um recital de piano a quatro mãos. Com um carácter pedagógico, os recitais são promovidos pelo Museu da Horta, que os integra na sua programação de actividades educativas, especialmente endereçadas às escolas e a um público mais jovem.

O programa é composto exclusivamente pela suíte O carnaval dos animais de Camille Saint-Säens, na sua versão para piano a quatro mãos, que será interpretada pelos pianistas Olga Gorobets e Marcello Guarini, ambos professores na escola de ensino artístico integrada na Secundária Manuel de Arriaga da cidade da Horta.

Com vista a uma maior sensibilização do público mais jovem e no seguimento do sucesso anterior de iniciativas deste tipo, será realizada em simultâneo uma projecção de imagens alusivas à temática de cada um dos andamentos da suíte, que estará a cargo de Aurora Ribeiro. Este evento conta com o apoio do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura.

Olga Gorobets nasceu em São Petersburgo. Em 1978 concluiu com menção honrosa o Curso Complementar de Piano no Colégio Estatal de Música de Simferopol. Prosseguiu os seus estudos no Conservatório Superior do Estado em Lviv (Ucrânia), concluindo o curso em 1984. Iniciou a sua actividade pedagógica em 1978, na Escola Musical de Sevastopol. Em 1998 começou a leccionar Piano na Academia de Música da Ilha Graciosa sendo, desde 2000, professora de Piano no Conservatório Regional da Horta. Em paralelo com a sua actividade pedagógica, realiza regularmente recitais como pianista solista e integrando vários agrupamentos de música de câmara.

Marcello Guarini concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório Domenico Cimarosa de Benevento (Itália) em 1989. Posteriormente estudou em Bari e, mais tarde, em 1993, participou na masterclasse do pianista Edson Elias em Coimbra. Realizou vários concertos, quer a solo, quer em diferentes formações de música de câmara, realizando actuações em várias cidades italianas, do continente português e no arquipélago açoriano. Foi professor na Academia de Música de Évora e no Conservatório Regional do Baixo Alentejo. É actualmente professor no Conservatório Regional da Horta.

Sobre o autor

Natural dos Açores, é doutorando em Musicologia na Universidade de Évora, Mestre em Ciências Musicais pela FCSH-NOVA e Licenciado em Musicologia pela Universidade de Évora. É colaborador no Pólo de Évora do CESEM e no MPMP (edições mpmp e revista glosas) e consultor do atelier de conservação e restauro Acroarte. Entre 2011 e 2012 realizou o catálogo do fundo musical do Arquivo Capitular da Sé de Angra e, entre 2014 e 2015, foi bolseiro no projecto “Orfeus”, integrando actualmente o projecto "Música Sacra em Évora no Século XVIII". Em 2012 fundou o Ensemble da Sé de Angra, em 2013 o Ensemble Eborensis com quem gravou um CD. O seu trabalho centra-se na polifonia vocal portuguesa dos séculos XVI e XVII (Sé de Évora) e a música no arquipélago dos Açores desde o povoamento até ao final do século XIX.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.