O Cello Junior Ensemble foi um projecto desenvolvido durante o ano lectivo de 2016/2017 no Conservatório Regional de Ponta Delgada pelo professor Luís Miguel Matias, consistindo num agrupamento de quinze jovens violoncelistas da sua classe, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, que semanalmente se reuniram para tocar. Para complementarem o prazer de tocar em conjunto e para poderem apresentar o trabalho que foram entretanto desenvolvendo, no final do lectivo convidaram outros amigos seus, estudantes de diferentes instrumentos – flauta transversal, guitarra, piano, percussão, trombone, trompa e violino –, a juntarem-se ao agrupamento.

Em resultado deste trabalho, o Cello Junior Ensemble & Amigos apresentou-se no último dia 1 de Junho na Pediatria do Hospital Divino Espírito Santo, num espectáculo integrado nas comemorações do Dia da Criança, no dia 25 de Junho no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e, por último, a 28 e 29 de Junho na Gruta do Carvão. Interpretando cerca de 20 pequenas obras, estes jovens estudantes contactaram com diferentes géneros musicais, entre os quais inclusivamente o Jazz. O projecto contou com o apreço não apenas dos alunos que nele intervieram, mas também do público que os pôde acompanhar.


Pode ver através desta ligação a notícia sobre o projecto Cello Junior Ensemble divulgada pela RTP Açores.

Sobre o autor

Avatar photo

Natural de Ponta Delgada, fez os estudos musicais no Conservatório Regional de Ponta Delgada (C.R.P.D.), onde concluiu, em 1995, o Curso Secundário de Música. Licenciada em Ciências Musicais, pela FCSH-UNL, em 1999. Desde 1999, exerce funções docentes no C.R.P.D. no Grupo M31 - História da Música. Colaborou na elaboração de entradas sobre personalidades e termos do Arquipélago dos Açores para a Enciclopédia de Música em Portugal no Século XX e para a Enciclopédia Açoriana.