“O que é a voz? Um instrumento musical? Um instrumento de comunicação? Uma ferramenta de trabalho? Uma obra de arte? Um conjunto de ondas sonoras que se propagam no ar? A voz é tudo isto, e muito mais. Mas ela é, acima de tudo, o instrumento de trabalho de mais de metade das profissões que podemos equacionar, em especial de profissões ligadas a diversos palcos de trabalho.”

Assim abre a apresentação do Colóquio “Voz no Palco”, que terá lugar entre os dias 24 e 26 de Novembro de 2016 em Lisboa, promovido pelo Centro de Estudos de Teatro (CET) da Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa.

Este encontro científico multidisciplinar terá como objectivo principal reunir profissionais das várias áreas da voz, que poderão congregar saberes, trocar e viver experiências, tudo dentro do âmbito da voz em actuação. Durante três dias, os participantes poderão assistir e participar em conferencias, debates,  espectáculos e outras actividades.

Os objectivos do colóquio passam, por um lado,  pela divulgação junto da comunidade artística e científica da dimensão especial da voz em palco, em especial para cantores e actores; por outro lado, passam também por dar formação em temas especializados. Segundo a organização, “será talvez a primeira vez em Portugal que se realiza um encontro científico sobre a voz numa perspectiva multidisciplinar tão alargada, que abarcará o teatro, a medicina, a linguística forense, a psicologia, a música (naturalmente!) e outras perpectivas que possam vir a surgir através das propostas de comunicação”. Este colóquio será também a rampa de lançamento de uma nova linha de investigação, “Voz em Performance”, que por sua vez se insere num grupo de investigação do CET, designado “Discursos críticos nas artes performativas”. Este grupo nasceu de uma reestruturação do CET, que levou à criação de três grandes grupos de trabalho: “Discursos críticos nas artes performativas”, “História do Teatro e do Espectáculo” e “Teatro e Imagem” .

O colóquio dará as boas-vindas aos seus participantes e ouvintes no dia 23 de Novembro pelas 19h com um porto de honra, seguido de um momento musical. Nos dias seguintes (24, 25 e 26 de Novembro) decorrerão as actividades. No dia 25 de Novembro o ponto alto será um recital de canto e poesia em torno da lírica de Fernando Pessoa.

Está aberto o período de envio de propostas de comunicações, painéis e cartazes, sugerindo-se os temas: pedagogias vocais; medicina, ciência e arte; voz em performance; acústica de salas de espectáculo; a voz e os seus textos (literatura e teatro); linguística e fonética; voz e movimento; patologias vocais; voz na infância; voz e música ; voz e psicologia; produção e percepção vocal; terapias holísticas aplicadas à voz ; voz, fala e cognição; análise e processamento de voz em aplicações informáticas ou aparelhos médicos; estudos de caso centrados no tema da voz.

Os interessados só precisam de enviar um tema e uma breve descrição, até ao dia 25 de Agosto, para o endereço: voxperformance@letras.ulisboa.pt . Mais informações poderão ser consultadas através de http://voxperformance.wix.com/palco .

Sobre o autor

Imagem do avatar

Doutorada em Música e Musicologia (ramo de Interpretação) pela Universidade de Évora, é actualmente investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas: Estudos Ingleses e Alemães (FLUL) e em Canto (ESML). Posteriormente obteve o grau de LGSM (Licenciate by the Guildhall School of Music and Drama) através do Trinity College. Como cantora de ópera, foi “Fanny” em 'O Tanoeiro' de Thomas Cooper (Teatro da Trindade), “2.ª Dama” na 'Flauta Mágica' de Mozart e “Sebastiana”, numa versão portuguesa da sua autoria da ópera 'Bastien und Bastienne' de Mozart. Para além de se apresentar regularmente em recitais, é membro do Coro Gulbenkian.