O grupo Capella Patriarchal regressa a Évora para um Concerto de Ano Novo, que decorrerá na Sé de Évora hoje, dia 16 de Janeiro, pelas 18h00. Tal como nas edições anteriores, o concerto é organizado pela editora Althum.com em parceria com o Cabido da Sé de Évora.

O programa do concerto, com o título “Vésperas de Natal”, centra-se num grupo de obras do compositor setecentista João Rodrigues Esteves, um dos bolseiros enviados por D. João V para estudar em Itália com os grandes mestres do seu tempo, para importar o modelo da música religiosa romana para Lisboa, que culminou com a elevação da Diocese de Lisboa a Patriarcado em 1716. Mais concretamente, o concerto deste ano, no seguimento da edição do ano passado em que foram interpretadas antífonas marianas escritas pelo compositor em Roma, no ano de 1719, é composto por um grupo de salmos para o ofício de Vésperas de Natal, que chegaram à actualidade no manuscrito A7 72/85 do Arquivo da Sé Patriarcal de Lisboa, escritos por Esteves no ano de 1737 em estilo concertado para coro a quatro vozes, quatro solistas e baixo contínuo.

O grupo Capella Patriarchal foi criado em 2006 e conta já com diversos concertos realizados em Portugal, Espanha e Alemanha. Tem como objectivo primordial a divulgação dos tesouros da música sacra portuguesa, apresentando frequentemente obras inéditas. Tem contado com um criterioso trabalho de investigação e estudo das fontes musicais assim como um esforço de observação das práticas interpretativas dos vários períodos históricos a que se reportam as obras que o grupo interpreta. Capella Patriarchal é dirigido pelo organista e musicólogo João Vaz (professor de órgão na Escola Superior de Música de Lisboa), que tem desenvolvido uma intensa carreira internacional no estudo e divulgação do património musical português.

Este concerto é de entrada livre, mediante reserva obrigatória através dos contactos info@althum.com ou 919 745 338.

Sobre o autor

Avatar photo

Musicólogo açoriano, doutorando na Universidade de Évora, é mestre em Ciências Musicais (FCSH NOVA) e licenciado em Música (UÉvora). É investigador em formação no CESEM e membro do MPMP. Catalogou o arquivo musical da Sé de Angra, foi bolseiro no projeto ORFEUS e também investigador no projeto PASEV. Fundou e dirigiu o Ensemble da Sé de Angra e também o Ensemble Eborensis, com concertos nas ilhas dos Açores, Continente português e França. Os seus interesses de investigação centram-se na polifonia portuguesa seiscentista, especialmente no Alentejo, e a música nos Açores do século XV ao final do XIX.