No próximo dia 18 de Dezembro, pelas 17h00, a Ideias do Levante – Associação Cultural de Lagoa, trabalhando em conjunto com o município da mesma cidade, organizará, no Convento de S. José, um Concerto de Natal com o Trio Dell’Acqua, constituído por Cristiana Silva (piano), Carla Pontes (canto) e Grace Borgan (flauta). Neste concerto, as três músicas irão interpretar obras de Johann Sebastian Bach, Georg Friedrich Händel e Giulio Caccini, bem como algumas peças de Zeca Afonso e ainda músicas tradicionais alusivas a esta época.

O concerto está recomendado para ouvintes com idade superior a 6 anos. Os bilhetes estão disponíveis pelo preço de 8 euros e poderão ser adquiridos na bilheteira do Convento (contacto telefónico: 282 380 434). Haverá 20% de desconto para sócios da associação Ideias do Levante e para portadores do Passaporte Cultural de Lagoa (mais informações aqui).


 

Cristiana Silva iniciou os estudos musicais em 1995 no Conservatório de Portimão – Joly Braga Santos, onde realizou o Curso Básico de Piano e de Violino. Em 2003 transferiu-se para a Academia de Música de Lagos (AML), afim de prosseguir o curso complementar. Trabalhou com os professores João Pedro Cunha (violino), João Rosa e Elena Tsouranova (piano). Participou em masterclasses com Álvaro Teixeira Lopes e José Eduardo Martins. Entre 1995 e 1998, ganhou um primeiro e três segundos prémios nos Concursos Internos de Alunos da AML. Em 2005, obteve Menção Honrosa no conceituado Concurso Internacional de Piano Cidade do Fundão. Em 2006 ganhou o Terceiro Prémio no VIII Concurso de Piano Florinda Santos, em S. João da Madeira, e, já em 2007, o Segundo Prémio no VII Festival das Artes Infantil e Juvenil de Albufeira. No ano de 2010, completou o Curso superior de Piano na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Jorge Moyano. No mesmo ano fez parte do projecto Ligações Contemporâneas, com o Trio Flaugotiano, com o qual gravou para a Antena 2, estreando peças de compositores como Sérgio Azevedo, entre outros.

Carla Pontes nasceu em Lisboa e licenciou-se em ensino artístico, tendo iniciado os estudos de canto lírico com a professora Birgit Wegemann, em 2004. Desde então, frequentou diversos workshops, cursos, seminários, aulas particulares e masterclasses em Portugal e no estrangeiro. É professora de Canto e realiza estudos e formação no âmbito da terapia do som e, particularmente, da voz. Promove workshops de terapia do Canto, círculos de voz e chanting e exploração terapêutica da voz, numa descoberta constante da ligação desta com a essência pessoal. Integra vários projectos musicais, como Noite de Ópera; Dell’acqua; Lyra (voz e Harpa) e Class’ic (voz, violino, violoncelo e piano).

Grace Borgan iniciou a sua carreira musical no Conservatório de Música de Viena, em 1991. De 1996 a 2003 estudou no Conservatório Hermanos Berzosa em Cáceres, Espanha, sob a instrução do flautista Javier Puentes. Continuou os seus estudos musicais nos Estados Unidos da América, onde obteve a Licenciatura em Música de Ouachita Baptist University, sob a instrução de Kristin Grant. Além de ter participado em vários ensembles orquestrais e de câmara, participou também em musicais e óperas como Amahl and the Night Visitors, Anything Goes, H.M.S. Pinafore, She Loves Me, The Magic Flute e The Sound of Music. Em 2006 venceu o 1.º lugar no Concurso Anual de Concertos de OBU, que lhe permitiu realizar uma tournée como solista com a Orquestra de Sopros de Ouachita. Desta forma, actuou em várias cidades dos Estados Unidos da América e até no Algarve, numa tournée em Portugal e Espanha em 2007. Leccionou flauta em regime privado e em masterclasses de competições de bandas. Participou em masterclasses, concertos e convenções com flautistas de renome, como James Galway, Alexa Still e Ian Clark.

Sobre o autor

Rita Faleiro

Rita Faleiro é doutoranda em Musicologia na Universidade de Évora, Mestre em Ensino da Música (Piano) pelo ISEIT - Almada e Licenciada em Piano e Arqueologia pela Universidade de Évora. Trabalhou como professora de Piano em diversas instituições e organizou diversas Masterclasses, tendo participado igualmente em múltiplas edições das Jornadas “Escola de Música da Sé de Évora”. Actualmente o seu trabalho académico centra-se na investigação de música sacra portuguesa, nomeadamente os salmos concertados da segunda metade do séc. XVIII dos compositores eborenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.