No próximo dia 8 de Novembro, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, os Concertos para Bebés apresentarão um programa dedicado à música electroacústica.

A música, a cargo de Nelson Brites, será difundida através de um sistema de oito canais, e será mista — com processamento em tempo real de fontes instrumentais acústicas —, ao invés de puramente acusmática. «A música 100% acústica interessa muito mais aos bebés, por uma razão simples: é-lhes mais autêntica, porque mais próxima dos seus indicadores vitais. Por isso, sempre demos prioridade aos concertos sem qualquer sistema de amplificação sonora», declara Paulo Lameiro, director artístico da produtora Musicalmente. No entanto, «contrariando a ideia de que essas pessoas pequeninas ainda não conseguem “perceber” a arte musical mais elaborada ou mais moderna, sempre foi nosso desafio oferecer momentos de fruição o mais ricos e inesperados possível».

Este programa, intitulado “A Electrónica de Novo — Com Bebés!, teve a sua estreia mundial em Pontevedra (Galiza) no passado mês de Março. A reacção do público no país vizinho foi «além das (…) expectativas»: «Estando seguros do interesse dos bebés, contávamos com menos entusiasmo por parte dos pais, o que não se veio a verificar». Mas estes saem «muito mais com bebés para a rua, e (…) estão por isso mais receptivos a novos desafios».

Vejamos agora como será recebido pelo público luso. No próximo domingo, os Concertos para Bebés voltam brevemente a casa — ao habitual Teatro Miguel Franco de Leiria, base habitual destes concertos — antes de seguirem para o Festival El Més Petit de Tots, em Barcelona. Estarão de volta dia 22, para sessões no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

Domingo, 8 de Novembro, Teatro Miguel Franco, Leiria: 10h30, 11h45
Bilhetes entre 5 a 15 euros
Domingo, 22 de Novembro, Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra: 10h00, 11h30
Bilhetes entre 12,50 a 17,50 euros

Os Concertos para Bebés são uma iniciativa da produtora Musicalmente, dirigida pelo maestro e musicólogo Paulo Lameiro. A primeira edição ocorreu a 29 de Novembro de 1998, e nestes dezassete anos de sensibilização estima-se que tenham assistido mais de 170 000 pessoas a mais de 800 concertos, apresentados por mais de 200 músicos, entre eles Pedro Carneiro, Maria João, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Alberto Roque e Drumming GP. Em 2013, coincidindo com o décimo-quinto ano de existência, o projecto foi um dos quinze seleccionados no YEAH! Young EARopean Award para mérito na inovação e comunicação da música para jovens.

Sobre o autor

Luís Salgueiro

Luís Salgueiro é licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa. Para além da sua actividade criativa, dedica também a sua energia à preparação de partituras e musicografia, primeiro como 'freelancer' e actualmente como coordenador das actividades editoriais do MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.