O coro VianaVocale foi convidado a integrar a 4.ª edição do Festival de Música ‘La Via del Concerti’, em Itália. O festival decorrerá entre 5 e 25 de Julho, e serão apresentados concertos em Piacenza, Cremona, Trento, Verona e Milão.

O convite veio da parte do maestro Juliàn Lombana, director do Conservatório de Música de Trento e responsável pela área musical e artística do festival; maestro familiar a este coro, com quem tem vindo a colaborar regularmente.

Trinta membros do VianaVocale farão parte do coro internacional do Festival que conta com a participação de mais de cem coralistas de treze nacionalidades diferentes, respectivamente de Portugal, Espanha, Colômbia, Estados Unidos da América, Áustria, França, Hungria, México, Grécia, Turquia, Sul de África, Bélgica e Taiwan. Será igualmente formada uma orquestra internacional constituída por cerca de noventa instrumentistas, três dos quais portugueses que acompanharão os membros do coro. Durante o Festival, Lombana trabalhará lado a lado com Sergio Bernal, director da orquestra da Universidade de Logan nos Estados Unidos da América, com o maestro do coro da mesma universidade, Cory Evans, e com o maestro do coro VianaVocale, Vítor Lima.

Será apresentado repertório sacro e profano dividido em três programas distintos, onde se encontrarão obras corais como Gloria de Rutter, Chichester Psalms de Bernstein, Litanies à la Vierge noire de Poulenc, ou Marina de Theodorakis. O último concerto, dia 24 de Junho, será integrado nas actividades da EXPO 2015, que este ano decorre em Milão.

O Coro VianaVocale da Academia de Música de Viana do Castelo foi formado em 1997 e tem desde então mantido uma actividade regular com um nível de performance invejável, participando em diversos projectos, não só em Portugal mas também em Espanha e Itália. Destacam-se  os concertos no XI Ciclo Ibérico de Música Sacra 2003 em Tui, no Ciclo de Música Sacra Viana 2004 em Viana do Castelo, e a participação no Festival Giovanile di Musica Sacra Note di Spiritualità, em 2006 e 2008, em Verona, a convite do município dessa mesma cidade. Realizaram ainda uma edição discográfica de Fernando Lopes-Graça e os seus contos tradicionais da Natividade. O maestro e contratenor Vítor Lima é, desde 2001, maestro titular deste coro.

Sobre o autor

Joana Rocha

Iniciou a Licenciatura em Música (Violoncelo) no Conservatorium van Amsterdam, concluída em 2011 na Universidade do Minho na classe de Pavel Gomziakov. Fez parte da Orquestra FOE – Capital Europeia da Cultura e Orquestra da Universidade do Minho, trabalhando com maestros como Joana Carneiro, Pedro Neves, Emílio de César e Francesco Belli, e acompanhando solistas de renome como Guy Braunstein, Victoria Mullova, Wim Mertens, Natalie Klein e Nelson Freire. Actuou em diversas óperas, tanto em cena como na orquestra, e participou nas gravações de 'Espelho Mágico' de Manoel de Oliveira. Leccionou uma 'masterclass' na Academia de Música de Vila Verde em 2012. Recebeu o prémio 'Jovem Escritor' da VII edição do Concurso Literário Matilde Rosa Araújo na categoria Conto Infantil. É professora de Violoncelo na Escola Profissional e Artística de Espinho (assistente do professor convidado Romain Garioud).

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.