Meio de importância primordial para o conhecimento de figuras históricas no campo misto entre o privado e o público, ou das suas personae ali especificamente exibidas, e, através dos pormenores que conserva, das respectivas épocas, o diálogo epistolar, de intenção literária ou não, é valorizado por quantos estudiosos se dedicam a áreas em que subsistem estes registos. Excepção não foi o musicólogo Tiago Manuel da Hora, cuja dedicação às obras de Eugénio de Andrade e de Fernando Lopes-Graça, em particular aos interesses artísticos que ligaram o poeta ao compositor e de que resultaram três ciclos de canções, nos oferece agora a edição, pela primeira vez, da vasta correspondência que ambos mantiveram entre 1956 e 1993.
Esta edição tem o selo editorial da Chiado, na sua colecção Compendium, e acaba de ser disponibilizada (Fevereiro de 2018). Já foram realizadas diversas apresentações públicas, em Lisboa e no Porto, com a presença de importantes personalidades do mundo musical, entre as quais não podemos deixar de relevar o grande cantor Fernando Serafim, amigo e colaborador muito próximo do compositor. A última sessão actualmente prevista terá lugar no próximo Sábado, no Centro Cultural de Cascais, em que Mário Vieira de Carvalho, Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa, será o orador convidado, e onde serão interpretadas canções de Lopes-Graça sobre poemas de Eugénio de Andrade pelo tenor João Rodrigues e pelo pianista Nuno Vieira de Almeida, ele próprio um dos maiores intérpretes deste repertório das últimas décadas.
Já em 2015, Tiago Manuel da Hora tivera a seu cargo a exposição Eugénio de Andrade e Fernando Lopes-Graça: Diálogo Artístico, patente na Biblioteca Pública Municipal do Porto e, seguidamente, no Museu da Música Portuguesa (Casa Verdades de Faria), onde actualmente se conserva parte do espólio de Lopes-Graça. Justamente no número 14 de Glosas (2016), tivemos o gosto de publicar o texto “Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade: um diálogo artístico”, reflectindo a experiência desse comissariado.
Poderá consultar mais pormenores sobre esta edição ou adquirir o livro directamente através da página da Chiado Editora.