O prestigiado guitarrista croata Dejan Ivanovic é o professor convidado para a 5.ª edição da Masterclass de Guitarra na Academia de Música de Alcobaça (Leiria). Este evento é orientado para alunos dos vários níveis de estudos, desde o 1.º grau do Ensino Especializado até ao Ensino Superior. A acção de formação será antecedida por um recital promovido pelo músico no Armazém das Artes – Fundação Cultural (em Alcobaça), pelas 21h30 do dia 26.

A Masterclass de Guitarra, inserida na “Páscoa com Música”, evento habitual do plano anual de actividades da Academia de Música de Alcobaça, foi concebida com a finalidade de reunir e promover o contacto entre os alunos dos diferentes professores de guitarras, uma das classes mais numerosas nessa instituição. A edição de 2014 trouxe como novidade um recital de guitarra, nesse ano promovido pelos irmãos leirienses André e Bruno Ferreira – alunos do Conservatório Superior de Música de Vigo, em Espanha. A edição deste ano, pela primeira vez, foi concebida para um público mais generalizado, para além da novidade de ser leccionada por um professor convidado.

As inscrições, cujo prazo termina no dia 19 de Março, já se encontram abertas e estão limitadas ao número de vagas disponíveis. Todos os interessados poderão encontrar o formulário de inscrição aqui e poderão ter o esclarecimento de qualquer dúvida ou informações adicionais através dos contactos geral@academiamalcobaca.com ou 262 597 611 e 962 543 544/42.

O guitarrista Dejan Ivanovic iniciou os seus estudos musicais com oito anos de idade. Estudou guitarra em Tulza e mais tarde na Academia de Música de Zagreb, onde foi aluno da classe de Darko Petrinjak. A sua carreira profissional teve início aquando dos seus estudos universitários, entre 1994 e 1998. Desde essa data tem integrado alguns dos mais prestigiados festivais dedicados à guitarra, incluindo o Spoleto Festival, através do convite pessoal de Gian Carlo Menotti, o Edinburg Festival, o Estoril Summer Festival e Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura. Em 1998, foram-lhe atribuidos o primeiro prémio e o prémio de melhor interpretação de música espalhola no Thirtheenth International Guitar Competition Doña Infanta Cristina, em Madrid. No ano de 2001 venceu o primeiro prémio do Third International Competition Sinaia’98, na Roménia, o primeiro prémio no Seventeenth International Guitar Competition Andrés Segovia, em Herradura, e o primeiro prémio e o prémio de audiência no 35th International Competition Francisco Tárrega, em Benicásmin, Espanha. Foi laureado noutros concursos internacionais em Itália, Bélgica e Portugal, e já realizou recitais em países como a Holanda, Suécia, Alemanha, Estados Unidos da América, Islândia, Inglaterra, Itália, Japão, Croácia e Portugal. Desde 2007 é professor de Guitarra Clássica na Universidade de Évora.

 

Sobre o autor

Ana Lúcia Carvalho

Iniciou os seus estudos musicais em 1999 na Escola de Música do Orfeão de Leiria, na classe de Clarinete do professor Luís Casalinho. Frequentou a Licenciatura em Música da Universidade de Évora, variante de Interpretação, na classe do professor Etienne Lamaison, e em 2014 concluiu a variante de Musicologia. Foi membro fundador do The BellsWood Ensemble e é membro da Banda Sinfónica de Alcobaça e da Banda Sinfónica de Leiria. Paralelamente tem desenvolvido actividade como coralista. Foi membro fundador do Ensemble Vocal Manuel Mendes, do Ensemble Eborensis e da sua Schola e tem vindo a colaborar com o Coro Ricercare. Já trabalhou com maestros como Jean Sébastien Bereau, Pedro Neves, André Granjo, Christopher Bochmann, Pedro Teixeira, Paulo Lourenço, Paul van Nevel, Peter Phillips, Owen Rees e Kodo Yamagishi. Desde 2010 lecciona as disciplinas de Classe de Conjunto Coral e Formação Musical na Academia de Música de Alcobaça.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.