Até ao início do mês de Outubro estará aberta uma campanha de financiamento participativo na plataforma ULELE. Trata-se de uma angariação de donativos para a realização do projecto “Dez Composições de Dez Compositores Portugueses”. O projecto, levado a cabo por dois quartetos, o Grupo Vocal Olisipo e o Paris Guitare Quartet, reúne dez encomendas a dez compositores portugueses, de obras para guitarra e voz sobre textos de escritores também portugueses. O objectivo será realizar um álbum editado pelo mpmp, e ainda um vídeo do concerto de estreia, sendo de igual modo realizadas edições das partituras pela AvA Musical Editions.

O projecto reúne obras de António Pinho Vargas, Fernando Lapa, Carlos Marecos, Sérgio Azevedo, Nuno Côrte-Real, José Carlos Sousa, Tiago de Sousa Derriça, Edward Luiz Ayres d’Abreu, Daniel Davis e Anne Victorino d’Almeida, que compõem a partir de textos de Álvaro de Campos, Sophia de Mello Breyner, Antero de Quental, Tomás Moital, Natália Correia, António Nobre, Florbela Espanca e Herberto Hélder.

O Grupo Vocal Olisipo é constituído por Elsa Cortez, Lucinda Gerhardt, Carlos Monteiro e Armando Possante, e dedica-se à execução de um vasto e ecléctico repertório, e mais recentemente à apresentação de obras de compositores contemporâneos, como Bob Chilcott, Ivan Moody, Christopher Bochmann, Eurico Carrapatoso, Vasco Mendonça, Luís Tinoco e Manuel Pedro Ferreira, entre outros. Tendo já actuado em salas de concertos por todo o país e colaborado com inúmeras orquestras e agrupamentos nacionais, este quarteto apresentou-se também em concertos por toda a Europa e foi já distinguindo com vários prémios e menções honrosas em concursos de interpretação.

O Paris Guitare Quartet foi fundado recentemente, no ano de 2014, tendo como membros Quitó de Sousa Antunes, Sébastien Lechanoine, Thomas Baron e Marc Salvatore. As diferentes formações e interesses dos vários músicos tornam o quarteto muito variado em termos de repertório, dedicando-se quer a música clássica dos vários períodos, quer a jazz ou a bossa-nova, nomeadamente a obras da autoria de Telemann, Bach, Brahms, Albéniz, Poulenc, Debussy, Ravel, Piazzolla, entre outros.

Para mais informações e para colaborar na realização deste projecto, clique https://fr.ulule.com/10-compositeurs/ .

Sobre o autor

Avatar photo

Isabel Pina é doutoranda e bolseira de doutoramento em Ciências Musicais Históricas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, interessando-se principalmente pelo estudo da história da música em Portugal nos séculos XIX e XX, música e ideologia, nacionalismo, análise e semiótica musical, e imprensa e crítica musical. Concluiu o mestrado em Ciências Musicais tendo apresentado a dissertação “Neoclassicismo, nacionalismo e latinidade em Luís de Freitas Branco, entre as décadas de 1910 e 1930”. É actualmente voluntária na Biblioteca Nacional de Portugal, tendo estagiado no Museu da Música. Enquanto colaboradora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), é membro do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, do SociMus (Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música), e co-fundadora do Núcleo de Estudos em Música da Imprensa.