No âmbito da programação artística da cidade cipriota de Pafos, este ano intitulada Capital Europeia da Cultura (dividindo o título de 2017 com Aarhus, na Dinamarca), o duo Musicorba apresentará um programa baseado no tema escolhido para esta celebração anual: Ligando Continentes – Aproximando Culturas. O concerto terá lugar amanhã, quarta-feira, dia 8 de Fevereiro, a partir das 20h30, no Liceu Ethnarche Makarios III.

O programa incluirá a Balada, op. 128 de António Victorino de Almeida, além de outras obras de Camille Saint-Saëns, Maurice Ravel, Johannes Brahms e do japonês Yoshinao Nakada, compositor com actividade ao longo de todo o século XX.

O duo MusicOrba é um projecto dos pianistas Ricardo Vieira e Tomohiro Hatta, que se tem dedicado, desde 2010, à apresentação de obras para piano a quatro mãos de compositores portugueses e japoneses, enquadrando-os na restante literatura para esta formação camerística. Este concerto em particular conta, entre outras entidades, com o apoio da EU-Japan Fest e do Ministério da Cultura de Portugal.

Sobre o autor

Duarte Pereira Martins

Licenciado em piano pela Escola Superior de Música de Lisboa, concluiu o curso de piano do Conservatório Nacional com a classificação máxima. Premiado em diversos concursos de piano, apresenta-se regularmente em concerto por todo o país e estrangeiro, em diversas formações, com especial destaque para a divulgação do património musical português. Gravou para a Antena 2 e para a TV Brasil. É o director artístico de duas integrais das sonatas de Carlos Seixas e João Domingos Bomtempo. Frequenta, paralelamente, o curso de Engenharia Física Tecnológica no Instituto Superior Técnico. É membro fundador e Vice-Presidente da Direcção do MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.