No âmbito da programação artística da cidade cipriota de Pafos, este ano intitulada Capital Europeia da Cultura (dividindo o título de 2017 com Aarhus, na Dinamarca), o duo Musicorba apresentará um programa baseado no tema escolhido para esta celebração anual: Ligando Continentes – Aproximando Culturas. O concerto terá lugar amanhã, quarta-feira, dia 8 de Fevereiro, a partir das 20h30, no Liceu Ethnarche Makarios III.

O programa incluirá a Balada, op. 128 de António Victorino de Almeida, além de outras obras de Camille Saint-Saëns, Maurice Ravel, Johannes Brahms e do japonês Yoshinao Nakada, compositor com actividade ao longo de todo o século XX.

O duo MusicOrba é um projecto dos pianistas Ricardo Vieira e Tomohiro Hatta, que se tem dedicado, desde 2010, à apresentação de obras para piano a quatro mãos de compositores portugueses e japoneses, enquadrando-os na restante literatura para esta formação camerística. Este concerto em particular conta, entre outras entidades, com o apoio da EU-Japan Fest e do Ministério da Cultura de Portugal.

Sobre o autor

Avatar photo

Licenciado em piano pela Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Jorge Moyano, concluiu o Conservatório Nacional com a classificação máxima, tendo aí estudado com Hélder Entrudo e Carla Seixas. Premiado em diversos concursos, apresenta-se em concerto em variadas formações. Estreia regularmente obras de compositores contemporâneos. Gravou para a RTP/Antena 2, TV Brasil e MPMP: editou, em 2020, o CD “La fièvre du temps” em duo com Philippe Marques. É membro fundador do MPMP Património Musical Vivo, dirigindo temporadas e coordenando inúmeras gravações. Termina, actualmente, o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura do ISCTE. Foi director executivo da GLOSAS entre 2017 e 2020.