No próximo dia 10 de Maio, o grupo vocal Entre Nós, de Londrina-PR, apresenta seu novo espectáculo: “Censurar ninguém se atreve”.

Com a direcção cénica de Silvio Ribeiro e direcção musical de Monique Kodama, o grupo faz uma visita aos clássicos da música brega brasileira. Se o termo soa pejorativo, não se engane: é com muito carinho que se usa esta distinção. Mais que um género específico, o brega diz respeito àquelas músicas românticas – geralmente dramáticas e por vezes até trágicas – que fizeram muito sucesso nas rádios brasileiras, sobretudo entre os anos 50 e 80. Canções como “Pare de tomar a pílula”, “Por que brigamos”, “A raposa e as uvas” são alguns sucessos que terão lugar neste novo espetáculo.

O grupo vocal Entre Nós surgiu em 2010 vinculado a um projecto de extensão do curso de música da Universidade Estadual de Londrina. Alguns anos se passaram, o grupo se emancipou, e com o tempo surgiu o desejo de adentrar ao universo cénico. Desde 2014 o Entre Nós dedica-se a desenvolver espectáculos cénico-musicais, privilegiando sempre a qualidade dos arranjos vocais. “Censurar ninguém se atreve” é o quarto espectáculo produzido pelo grupo, que já passou por um repertório misto de sambas e MPB em “Conversa de Botequim” (2014) e “In Concert” (2016), por uma montagem do clássico musical de Edu Lobo e Chico Buarque “O Grande Circo Místico” (2016) e que, paralelamente, prepara mais um espectáculo sobre a poesia de João Cabral de Melo Neto, previsto para 2018. Todos estes trabalhos têm a direcção cénica de Silvio Ribeiro, respeitado director londrinense que coordena a Escola Municipal de Teatro da Funcart (Fundação Cultura Artística de Londrina).

“Censurar ninguém se atreve” apresenta os bastidores de uma típica rádio brasileira do período anterior à popularização da televisão. Nessa história poderemos relembrar as tão prestigiadas rádio-novelas com seus enredos românticos, os divertidos programas de auditório, algumas chamadas publicitárias bem ao gosto da época e claro, muita música. O espectáculo ocorrerá no tradicional Bar Valentino, em Londrina-PR, no dia 10 de Maio a partir das 21:30. O custo de entrada é R$ 15,00.

Sobre o autor

Fernando Magre

Possui os graus de Licenciatura em Música (2013) e Especialização em Regência Coral (2015) pela Universidade Estadual de Londrina (Brasil). É mestrando em Musicologia na Universidade de São Paulo (USP), sob orientação da Prof. Dra. Silvia Berg, desenvolvendo pesquisa sobre a obra de música teatral do compositor brasileiro Gilberto Mendes (1922-2016). Entre 2016 e 2017 realizou um estágio de pesquisa no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) na Universidade Nova de Lisboa, sob supervisão da Prof. Dra. Maria João Serrão, com o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Como musicólogo, tem participado em congressos no Brasil e no exterior, com destaque para as conferências do RIdIM de 2015 (Columbus-EUA) e 2016 (São Petersburgo-Rússia), no encontro Essence and context (Vilnius-Lituânia), em 2016 e no EIMAD – Encontro de Investigação em Música, Artes e Design (Castelo Branco - Portugal), em 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.