Ainda no presente mês, entre os dias 20 e 22, será possível assistir às iniciativas promovidas no âmbito do Festival Internacional de Bandas Filarmónicas, a realizar no Pavilhão Paz e Amizade de Loures. Do evento, promovido pela Câmara Municipal de Loures, constam três séries de concertos, desfiles de bandas, actuações conjuntas, entre outras iniciativas.

O festival terá início no dia 20 de Novembro, pelas 21h30, com a actuação da Banda de Música da Força Aérea. Para a primeira série de concertos, a realizar durante a tarde de dia 21 de Novembro, contaremos com a participação da Banda de Música da Sociedade Recreativa de Casaínhos, da Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Zambujal, da Banda de Música da Academia Musical e Recreativa de Sacavém, e da Banda de Música “La Lira” de Toro, de Zamora (Espanha). Uma segunda série de concertos, marcada para a noite do mesmo dia, será preenchida com as actuações da Banda Recreativa de Bucelas, da Banda de Música da Sociedade Recreativa e Cultural de Pinteus e da Banda Musical de Arouca.

 

 

No último dia, 22 de Novembro, além da iniciativa “Concerto de Palmo e Meio”, pela Banda Sinfónica da PSP, a decorrer pelas 11 horas, e de “Conversas com a Música”, pelos maestros Cristina Pereira e Hélio Gonçalves, terá lugar a última série de concertos, com a participação da Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fanhões, da Banda de Música da Academia Sons & Harmonia, da Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures, da Banda da Societat Instructiva e da Unió Musical de Montserrat, de Valência (Espanha).

Para as actuações conjuntas, contaremos com a direcção do maestro Pedro Almeida, da Banda Recreativa de Bucelas, no dia 21 de Novembro pelas 21h30, com a marcha “Homenagem a Armindo Lamas” de Vítor Resende, assim como do maestro Nuno Rodrigues, da Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures, no dia 22 de Novembro, pelas 15h30, com a marcha “Filarmonia” de Afonso Alves.

Para mais informações, consulte a agenda cultura da Câmara Municipal de Loures em www.cm-loures.pt.

 

Sobre o autor

Isabel Pina

Isabel Pina é doutoranda e bolseira de doutoramento em Ciências Musicais Históricas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, interessando-se principalmente pelo estudo da história da música em Portugal nos séculos XIX e XX, música e ideologia, nacionalismo, análise e semiótica musical, e imprensa e crítica musical. Concluiu o mestrado em Ciências Musicais tendo apresentado a dissertação “Neoclassicismo, nacionalismo e latinidade em Luís de Freitas Branco, entre as décadas de 1910 e 1930”. É actualmente voluntária na Biblioteca Nacional de Portugal, tendo estagiado no Museu da Música. Enquanto colaboradora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), é membro do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, do SociMus (Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música), e co-fundadora do Núcleo de Estudos em Música da Imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.