Amanhã, dia 21 de setembro, ​inicia o I Encontro Internacional de Piano Contemporâneo em Belo Horizonte, Brasil. Além de concertos, masterclasses e palestras, está prevista também uma mostra de trabalhos de alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Estadual de Minas Gerais, todos eles relacionados com a criação e interpretação de obras contemporâneas para piano.

O evento conta com a participação dos pianistas e professores Alexandre Zamith (UNICAMP), Ana Telles (Universidade de Évora — Portugal) e Luciane Cardassi (Brasil e Canadá), executando obras de importantes nomes da criação musical contemporânea como Flo Menezes (Brasil), João Pedro Oliveira (Portugal e Brasil), Tristan Murail (França), Bruce Reiprich (Estados Unidos), Jean-Sébastien Bereau (França), dentre outros.

 

 

Este evento é realizado através da parceria entrea Escola de Música da UFMG, a Escola de Música da UEMG, o Conservatório UFMG e a Fundação de Educação Artística. Todas as atividades são gratuitas ao público e a programação completa encontra-se em https://www.facebook.com/events/1660477210947125/ .

​​​O concerto de abertura​ acontecerá​ ​amanhã​, quarta-feira,​ às 18h30, na​ ​Série Viva Música da​​ ​UFMG​, ​e ​é uma homenagem à criação musical brasileira​. ​Teremos a oportunidade de ouvir obras de Lourdes Saraiva, Ronaldo Miranda, Cláudio Santoro, Rogério Vasconcelos e João Pedro Oliveira, interpretadas pelas pianistas Luciane Cardassi, Joana Boechat, Alice Belém, Guida Borghoff e Ana Claudia Assis.

Antes do concerto, ​a​​​​às 17h40, ​faremos uma palestra​ sobre​ “O Piano na Música Brasileira Contemporânea​”.

Sobre o autor

Ana Cláudia de Assis

Possui bacharelato em Piano pela UEMG (1990), mestrado em Práticas Interpretativas da Música Brasileira pela UNIRIO (1997) e doutoramento em História pela UFMG e Université Le Mirail — França (2006). Em 2010 realizou o pós-doutoramento no CESEM — UNL (Portugal) com apoio da FCT. Actualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em 'Performance' e Musicologia, actuando principalmente nos seguintes temas: música brasileira, interpretação musical, música contemporânea, piano e música de câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.