Aproxima-se mais uma edição do Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos. Este colóquio realiza-se de dois em dois anos e tem por objectivo promover  o debate e fomentar a circulação dos estudos na área das Ciências Musicais.

Depois de Lisboa em 2012 e do Porto em 2014, o III Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos cruza fronteiras e chega a Espanha, indo decorrer em Sevilha nos dias 10 e 11 de Março de 2016. Todos os interessados em participar poderão enviar as suas propostas de comunicações sobre qualquer tema relacionado com música ibero-americana ou internacional, tanto segundo perspectivas da musicologia histórica como da etnomusicologia, até ao próximo dia 10 de Outubro, através da página http://www.musicologiacriativa.com.

As edições anteriores do colóquio têm juntado investigadores de vários países, interesses e graus de formação. A primeira edição, que teve lugar no Palácio Foz em Lisboa, de 22 a 24 de Março de 2012, teve a participação de 136 musicólogos e estudantes de musicologia. A edição seguinte, na Casa da Música no Porto, decorreu a 26 e 27 de Fevereiro de 2014 e reuniu de novo um impressionante número de investigadores, 128. A diversidade de assuntos abordados e discutidos em cada sessão desta duas edições, cujas actas podem ser consultadas no endereço acima mencionado, são mostra de que as Ciências Musicais são uma ciência viva, actual e multidisciplinar. Ambas as edições contaram ainda com a participação de conferencistas convidados, os professores Mário Vieira de Carvalho, Cristina Bordas e Pablo Sotuyo Blanco em 2012, e os professores Victoria Eli Rodríguez, Marcelo Campos Hazan, Paula Gomes Ribeiro e Luca Chiantore em 2014. Actividades paralelas, como workshops, animaram também estes colóquios.

A participação no III Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos está aberta a estudantes de licenciatura, licenciados em música e ciências musicais, estudantes de mestrado, doutorandos e recém-doutorados, assim como a investigadores ligados a centros de investigação mas sem uma posição consolidada. Desta forma, este colóquio é um bom meio e uma boa oportunidade para o jovem musicólogo aventurar-se a apresentar os seus trabalhos e reflexões a um grupo de pares fora do contexto da sala de aula.

O colóquio é organizado pelo Grupo Musicologia Criativa, que reúne investigadores de ciências musicais de Portugal, Espanha e Brasil.

Sobre o autor

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Mariana Calado encontra-se a realizar o Doutoramento em Ciências Musicais Históricas focando o projecto de investigação no estudo de aspectos dos discursos e das sociabilidades que caracterizam a crítica musical da imprensa periódica de Lisboa entre os finais da I República e o estabelecimento do Estado Novo (1919-1945). Terminou o Mestrado em Musicologia na FCSH/NOVA em 2011 com a apresentação da dissertação "Francine Benoît e a cultura musical em Portugal: estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920's e 1950". É membro do SociMus – Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música, NEGEM – Núcleo de Estudos em Género e Música e do NEMI – Núcleo de Estudos em Música na Imprensa, do CESEM. É bolseira de Doutoramento da FCT.