Decorre em Évora, entre 21 de Novembro e 13 de Dezembro, a décima-primeira edição do Ciclo de Concertos “Música no Inverno” na Igreja do Convento dos Remédios (pelas 18h00), sede da associação Eborae Musica.

O ciclo abre com um recital de piano pelo compositor e pianista Amílcar Vasques-Dias, que oferecerá a receita a favor dos refugiados. O programa com o título “Encantante: Um Concerto ao Lume de Chão” resulta de uma prática pianística sobre o cante alentejano e inclui canções como Janela tão AltaNão me visteLírio roxoLírio do campo A mãe que me está fazendo falta, entre outras.

O ciclo prossegue no dia 29 de Novembro com um recital de violino e piano, integrado na temporada de concertos pelos solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, com o título “Grandes Obras de Música de Câmara”, pela violinista Lilia Donkova e o pianista Paulo Pacheco. O programa para o mês de Dezembro inclui no dia 5 um recital de guitarra por Eurico Pereira e no dia 13 o Concerto de Natal pelo Coro Polifónico Eborae Musica, dirigido por Eduardo Martins, com a colaboração do Coro II do Conservatório Regional de Évora – Eborae Musica, com direcção de Sandra Medeiros

Com o Ciclo de Concertos “Música no Inverno” a associação Eborae Musica pretende contribuir para uma qualificação de uma oferta turístico-cultural. Ao mesmo tempo pretende-se também o aprofundamento da relação entre o património construído, nomeadamente a Igreja do Convento dos Remédios, e a adequação de uma oferta musical regular ao público através da participação de grupos musicais e intérpretes regionais, nacionais e estrangeiros.

Mais informações sobre este festival disponíveis na página da associação Eborae Musica.

Sobre o autor

Natural dos Açores, é doutorando em Musicologia na Universidade de Évora, Mestre em Ciências Musicais pela FCSH-NOVA e Licenciado em Musicologia pela Universidade de Évora. É colaborador no Pólo de Évora do CESEM e no MPMP (edições mpmp e revista glosas) e consultor do atelier de conservação e restauro Acroarte. Entre 2011 e 2012 realizou o catálogo do fundo musical do Arquivo Capitular da Sé de Angra e, entre 2014 e 2015, foi bolseiro no projecto “Orfeus”, integrando actualmente o projecto "Música Sacra em Évora no Século XVIII". Em 2012 fundou o Ensemble da Sé de Angra, em 2013 o Ensemble Eborensis com quem gravou um CD. O seu trabalho centra-se na polifonia vocal portuguesa dos séculos XVI e XVII (Sé de Évora) e a música no arquipélago dos Açores desde o povoamento até ao final do século XIX.

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