O Centro Ward de Lisboa – Júlia d’Almendra vai realizar em Viseu, de 25 de Agosto a 1 de Setembro próximo, a LXVIII Semana de Canto Gregoriano, com o apoio de várias entidades locais.

As Semanas Gregorianas são as semanas de Música Sacra mais antigas em Portugal. Tiveram início em 1950, em Fátima, por iniciativa da musicóloga e pedagoga portuguesa Júlia d’Almendra (1904-1992). A partir de 1996, passaram a realizar-se noutras dioceses e, presentemente, estão sediadas em Viseu.

Os principais objectivos destas Semanas são o ensino e a prática do Canto Gregoriano, a formação de cantores e Directores Corais e a formação e aperfeiçoamento de organistas, nas vertentes de acompanhamento do canto litúrgico e repertório de concerto, abordando obras dos grandes mestres.

Este ano, contamos com a colaboração do organista polaco André Siekierski, titular do órgão de Saint-Médard (Paris) e 1.º Prémio do Conservatório de Varsóvia. O Prof. Siekierski é também engenheiro de som e chefe da equipa de gravação da Radiodifusão Francesa.

Para além da parte pedagógica (1.º, 2.º e 3.º Ano do Curso de Canto Gregoriano, Técnica Vocal, Iniciação Musical, Direcção Polifónica e Masterclass de Órgão), a LXVIII Semana de Canto Gregoriano integra também actividades culturais e Litúrgicas abertas ao público em geral, nomeadamente o concerto de abertura da Semana (órgão e canto gregoriano), que se realizará no dia 25 de Agosto, às 21h30, na Igreja da Misericórdia de Viseu, a conferência “O Canto na Liturgia”, proferida pelo P.e Ricardo Jacinto, no dia 29 de Agosto, às 15h00, no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, o concerto de alunos, no dia 31 de Agosto, às 17h00, na Igreja da Misericórdia de Viseu, e a missa solene de encerramento da Semana, no dia 1 de Setembro, às 11h00, na Catedral daquela cidade.

Mais informações sobre a LXVIII Semana de Canto Gregoriano podem ser consultadas no sítio do Centro Ward de Lisboa na Internet.

Sobre o autor

Idalete Giga

Idalete Giga é licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Évora onde foi docente de 1991 a 2007, no Departamento de Pedagogia e Educação. Estudou também Canto Gregoriano, Direcção Polifónica e Pedagogia Musical Ward com vários mestres. É autora de artigos de temática variada com especial incidência na voz da criança. Dedica-se também à regência coral. Traduziu e adaptou para a língua portuguesa várias obras de pedagogia musical de Justine Ward (1879-1975). Colaborou no 'Dicionário no Feminino', na 'Enciclopédia da Música em Portugal no séc. XX' e é co-autora de 'Mulheres do Alentejo na República'. Em 2005 recebeu a Medalha de Ouro da Dom Mocquereau Fund da Universidade Católica Americana pela sua acção em favor do Canto Gregoriano e do Método Ward em Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.