No seguimento do sucesso obtido pela masterclass ministrada por Christian Hilz em Outubro do ano passado, no âmbito da primeira Temporada de masterclasses do CEMSP – Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal, o eminente barítono e professor germânico regressa à Escola Superior de Música de Lisboa nos próximos dias 27, 28 e 29 de Junho para uma segunda masterclass destinada a cantores profissionais e a estudantes de Canto de todos os níveis de ensino.

À semelhança da anterior, em que Christian Hilz chegara a Lisboa em substituição da grande contralto austríaca Lydia Vierlinger, com quem partilha a leccionação das aulas vocais na Austria Barock-Akademie, para imediatamente cativar a atenção do público e dos estudantes, dos mais avançados aos que apenas iniciavam os estudos de Canto, esta masterclass configura uma oportunidade importante para melhor conhecer não apenas as práticas históricas de interpretação, em que Hilz é uma indiscutível autoridade, mas também para trabalhar os fundamentos da técnica de canto, da respiração, dos princípios essenciais do bel canto aplicáveis a qualquer repertório, que em Outubro foram evocados continuamente através de conceitos-chave como cantare sul fiatto e inalare la voce, que acompanham a história da boa técnica de canto desde os alvores do Barroco, e de constante trabalho técnico estreitamente associado ao labor de interpretação, com o exemplo omnipresente de mestres que directamente informaram a escola ali representada, desde professores stricto sensu,como Elisabeth Schwarzkopf, Bonaldo Giaiotti ou Dietrich Fischer-Dieskau, a colegas como Emma Kirkby e aos ensinamentos dos tratados antigos, constantemente revisitados, em particular os de Pier Francesco Tosi (1723) e Manuel García (1840/47).

Reconhecido como intérprete de ópera, oratória e Lied, Christian Hilz apresentou-se sob a direcção de maestros como Andrew Parrott, Martin Haselböck, Nicolas McGegan, Joshua Rifkin, Ton Koopman, Ivor Bolton e Krzysztof Penderecki, e no âmbito de eventos tão importantes como os Festivais de Salzburgo, Lucerna, Weimar e Schleswig-Holstein, a Würzburger Mozartfest, a Ansbacher Bachwochen, os London Proms ou o Boston Early Music Festival. De entre o extenso conjunto de gravações discográficas que realizou, poderemos talvez destacar aquelas dedicadas a obras de J. S. Bach (Fürchte dich nicht: Bass-Arien & Sinfonien: Capella Hilaria; Jesu, meine Freude: Taverner Consort / A. Parrot), Nikolaus Bruhns (obra vocal completa); Telemann (Bass Cantatas e Lukas-Passion), Mozart (Zaïde), Schubert (Winterreise com Eckart Sellheim), Schumann (Lieder com Marianne Beate Kielland e Katia Bouscarrut) e Bruno Walter (Lieder, gravação integral).

Christian Hilz é Professor de Canto na Hochschule der Künste de Berna, onde coordena também um centro de estudos sobre as práticas históricas de interpretação vocal. Desde 2015, é Director Artístico da Austria Barock-Akademie.

Esta masterclass, que integra parte da acção pedagógica sob a perspectiva das práticas interpretativas da Música Antiga que a orquestra barroca Divino Sospiro tem vindo a desenvolver desde há mais de uma década, realiza-se com o apoio da Austria Barock-Akademie, da Escola Superior de Música de Lisboa e da sua Associação de Estudantes. As inscrições estão abertas até 15 de Junho, quer para participantes, quer para ouvintes, prevendo-se ainda este ano a possibilidade de participação de grupos de música de câmara. Quaisquer esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos contactando directamente o secretariado do curso através dos endereços de correio electrónico cemsp@sapo.pt ou ana.raquel.pinheiro@gmail.com.

Sobre o autor

José Carlos Araújo

Estudou cravo, órgão e música antiga em Lisboa, exercendo intensa actividade, quer a solo, quer com agrupamentos de música antiga e orquestras. Licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde estudou Filologia Clássica e em cujo Centro de Estudos Clássicos é investigador. Prepara actualmente a primeira tradução portuguesa das Cartas de Plínio. Integra a Direcção da revista 'Glosas'.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.