No próximo dia 15 de Dezembro (terça-feira), pelas 17h30, terá lugar, no Palácio da Quinta da Regaleira, em Sintra, o lançamento do álbum Ruy Coelho | O violino d’Orpheu, o 12.º da colecção melographia portugueza editada pelo MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, evento que também contará com um concerto de duas das obras gravadas: Sonata para piano e violino n.º 1, Op. 1, de 1912, e a Sonata para piano e violino nº 2, Op. 5, de 1916. A entrada será livre, mediante inscrição prévia e de acordo com a capacidade da sala.

O álbum, gravado no Auditório Vianna da Motta da Escola Superior de Música de Lisboa entre Agosto e Setembro do presente ano, é constituído exclusivamente por obras de Ruy Coelho (1889-1986), compositor que tem sido gravado e redescoberto ultimamente, mais concretamente através do trabalho do MPMP e particularmente de Edward Luiz Ayres d’Abreu, sendo um dos resultados dessa investigação a sua dissertação de mestrado: “Ruy Coelho (1889-1986): o compositor da geração d’Orpheu” (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2014). De acordo com Edward Luiz Ayres d’Abreu, muita da obra de Ruy Coelho é ainda inédita e desconhecida. Desse modo, um dos objectivos desta gravação será dar a conhecer um repertório relevante no contexto da música de câmara das primeiras décadas do século XX português, nomeadamente através da estreia discográfica de Trio Op. 3, de 1916, e de Largo, de 1912, correspondente a um segundo andamento de uma peça maior, que se perdeu.

O álbum conta com a participação de Alexander Stewart, no violino, e Philippe Marques, membro do Ensemble MPMP, no piano, intérpretes que também actuarão no concerto do dia do lançamento, bem como com a colaboração de outros membros do Ensemble: Daniel Bolito (violino e violeta), Nuno M. Cardoso (violoncelo), Rita Cardona (violeta) e Catarina Távora (violoncelo).

 

 

O CD já está à venda na Loja MPMP e chegará brevemente a plataformas digitais como o iTunes, o Deezer ou o Spotify.

 

LANÇAMENTO

Palácio da Quinta da Regaleira, Sintra
15 de Dezembro de 2015, 17:30

Alexander Stewart, violino
Philippe Marques, piano

Entrada livre mediante inscrição prévia (até ao limite da capacidade da sala). Reserve através dos seguintes contactos:
219 106 650 / secretariado@cultursintra.pt

Sobre o autor

Isabel Pina

Isabel Pina é doutoranda e bolseira de doutoramento em Ciências Musicais Históricas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, interessando-se principalmente pelo estudo da história da música em Portugal nos séculos XIX e XX, música e ideologia, nacionalismo, análise e semiótica musical, e imprensa e crítica musical. Concluiu o mestrado em Ciências Musicais tendo apresentado a dissertação “Neoclassicismo, nacionalismo e latinidade em Luís de Freitas Branco, entre as décadas de 1910 e 1930”. É actualmente voluntária na Biblioteca Nacional de Portugal, tendo estagiado no Museu da Música. Enquanto colaboradora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), é membro do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, do SociMus (Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música), e co-fundadora do Núcleo de Estudos em Música da Imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.