Realizou-se no passado dia 9 de Maio, pelas 21h30, um concerto de música sacra setecentista no Palácio de D. Manuel, em Évora, promovido pela Asssociação / Conservatório Eborae Musica. Este concerto foi apresentado no âmbito da XVIII Semana da Porta Aberta, onde esta instituição promove uma série de actividades abertas à comunidade, com a apresentação dos alunos e professores do Conservatório assim como dos vários grupos residentes. Nele participaram o Coro Polifónico Eborae Musica e a Orquestra do Conservatório Regional de Évora, dirigidos por Eduardo Martins.

O programa dividiu-se em duas partes. Na primeira a Orquestra do Conservatório Regional de Évora interpretou o Concerto em lá menor Op. 3 n.º 6 de Antonio Vivaldi, para dois violinos, sendo solistas Luís Rufo e Susana Nogueira. Na segunda parte foi interpretada quase integralmente pelo Coro Polifónico Eborae Musica e Orquestra do Conservatório Regional de Évora a Missa em sol maior de Carlos Seixas, sendo solistas Sandra Medeiros (soprano), Manuel Brás da Costa (contratenor) e Armando Possante (barítono), com a direcção de Eduardo Martins.

Este concerto contou com o apoio do Agrupamento de Escolas do Concelho de Évora, Câmara Municipal de Castro Verde, Cendrev, Colecção B, Antena 2, Diário do Sul, Semanário “Registo” e Rádio Diana FM.

Na “Semana da Porta Aberta”, que decorreu de 4 a 10 de Maio, a comunidade foi convidada a visitar as instalações do Conservatório Regional de Évora, assistir às aulas ministradas nesta instituição e a assistir aos vários concertos e outras actividades desenvolvidas durante a semana. A Associação e Conservatório Regional de Évora  Eborae Musica é uma estrutura financiada pelo programa INAlentejo, QREN, POPH, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Governo de Portugal / DgArtes, Direcção Regional da Cultura e Câmara Municipal de Évora.

Sobre o autor

Natural dos Açores, é doutorando em Musicologia na Universidade de Évora, Mestre em Ciências Musicais pela FCSH-NOVA e Licenciado em Musicologia pela Universidade de Évora. É colaborador no Pólo de Évora do CESEM e no MPMP (edições mpmp e revista glosas) e consultor do atelier de conservação e restauro Acroarte. Entre 2011 e 2012 realizou o catálogo do fundo musical do Arquivo Capitular da Sé de Angra e, entre 2014 e 2015, foi bolseiro no projecto “Orfeus”, integrando actualmente o projecto "Música Sacra em Évora no Século XVIII". Em 2012 fundou o Ensemble da Sé de Angra, em 2013 o Ensemble Eborensis com quem gravou um CD. O seu trabalho centra-se na polifonia vocal portuguesa dos séculos XVI e XVII (Sé de Évora) e a música no arquipélago dos Açores desde o povoamento até ao final do século XIX.

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