O estado da arte dos estudos de género e música em Portugal: nos próximos dias 4 e 5 de Dezembro realiza-se o colóquio “Musical Trouble: After Butler…”, organizado pelo NEGEM – Núcleo de Estudos em Género e Música, do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, FCSH/NOVA.

Judith Butler (1956-) é professora do Departamento de Literatura Comparada e do programa de Teoria Crítica da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Em 1990 publicou Gender trouble: feminism and the subversion of identity, ensaio que se tornou rapidamente um dos livros mais influentes dos estudos de género e da teoria queer, expondo conceitos como a performatividade de género, que parte do princípio de que o género é uma construção e não se restringe ao binário feminino-masculino. Este livro participou igualmente no desenvolvimento de investigação em género e música, campo que veria nos anos seguintes a publicação de monografias e colectâneas como Feminine Endings de Susan McClary (1991), Queering the Pitch: The new gay and lesbian musicology editado por Philip Brett, Elizabeth Wood e Gary Thomas (1994), Musicology and Difference: Gender and sexuality in music scholarship, de Ruth Solie (1995) e Gender and the Musical Canon, de Marcia Citron (2000).

25 anos passados sobre a publicação de Gender Trouble, o NEGEM propôs-se a reflectir no impacto da produção teórica de Judith Butler, e das redes de investigação em que se increve, sobre os estudos musicológicos. O colóquio “Musical Trouble: After Butler…” reúne, assim, uma série de intervenções que cobrem temas e problemáticas como sexualidade, performance, visibilidade ou invisibilidade, trangressão ou políticas de género que observam e discutem os modos de representação e os discursos sobre género e música, na sociedade, na imprensa, em videojogos ou nos meios de comunicação. O colóquio conta ainda com um momento musical pelo coro Sine Nomine e uma mesa redonda final, na tarde de sábado, 5 de Dezembro. O programa completo pode ser consultado em aqui.

“Musical Trouble: After Butler…” decorrerá nas salas multiusos 2 e 3 do Edifício I&D da FCSH/NOVA e é de entrada livre, sujeito a inscrição que pode ser solicitada pelo endereço negem.cesem@gmail.com ou feita à chegada ao colóquio.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Mariana Calado encontra-se a realizar o Doutoramento em Ciências Musicais Históricas focando o projecto de investigação no estudo de aspectos dos discursos e das sociabilidades que caracterizam a crítica musical da imprensa periódica de Lisboa entre os finais da I República e o estabelecimento do Estado Novo (1919-1945). Terminou o Mestrado em Musicologia na FCSH/NOVA em 2011 com a apresentação da dissertação "Francine Benoît e a cultura musical em Portugal: estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920's e 1950". É membro do SociMus – Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música, NEGEM – Núcleo de Estudos em Género e Música e do NEMI – Núcleo de Estudos em Música na Imprensa, do CESEM. É bolseira de Doutoramento da FCT.