No próximo Sábado, 28 de Janeiro, às 18h00, a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa – OAUL apresentar-se-á em concerto, sob a direcção do maestro João Aibéo, na Aula Magna da Reitoria da Universidade, interpretando um programa subordinado ao título Portugal no virar dos séculos, com música de compositores portugueses que exerceram actividade na transição dos séculos XX e XXI.

Os autores escolhidos para este programa foram José Vianna da Motta (com a notabilíssima sinfonia À Pátria, Op. 13), António Fragoso (Nocturno para orquestra) e um compositor dos nossos dias, João Costa, com uma obra intitulada Açores. Este concerto tem entrada livre.

OAUL

O projecto da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa (OAUL) foi iniciado no ano lectivo de 2013/2014, com o apoio da Orquestra de Câmara Portuguesa e da Universidade de Lisboa. João Aibéo e César Gonçalves são os responsáveis directos pela Orquestra, que tem ainda a direcção artística de Pedro Carneiro. Nas palavras dos responsáveis pela organização do espectáculo, esta orquestra universitária “conta já com mais de 70 elementos de todos os cantos do país e além-fronteiras e que encontraram na OAUL uma oportunidade de fazer música em contexto amador.”


Mais informações através da página da OAUL no facebook.

Sobre o autor

José Carlos Araújo

Estudou cravo, órgão e música antiga em Lisboa, exercendo intensa actividade, quer a solo, quer com agrupamentos de música antiga e orquestras. Licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde estudou Filologia Clássica e em cujo Centro de Estudos Clássicos é investigador. Prepara actualmente a primeira tradução portuguesa das Cartas de Plínio. Integra a Direcção da revista 'Glosas'.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.