Nos próximo dias 9 e 10 de Março, a partir das 10h00, decorrerão as primeiras jornadas do Núcleo de Estudos em Música na Imprensa (NEMI), na sala multiusos 2 do edifício I&D da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, no n.º 26 da Avenida de Berna. Com coordenação de Isabel Pina, Mariana Calado, Paula Gomes Ribeiro e Paulo Ferreira de Castro, as Jornadas do NEMI dão a conhecer o trabalho que os membros do núcleo têm vindo a desenvolver, entre outros assuntos, sobre aspectos de recepção de espectáculos e concertos, discursos sobre música na imprensa periódica, compositores e escritores críticos de música, política cultural e propaganda.

Para além das comunicações dos membros do núcleo, os participantes poderão assistir à palestra e ao seminário orientado por Elena Alessandri, investigadora integrada da Escola de Música da Universidade de Lucerna e membro da unidade de investigação “Music and Well-being” da Universidade de Sheffield, que tem desenvolvido investigação no campo da análise de discurso de crítica musical. A encerrar as Jornadas, realiza-se uma mesa-redonda de debate e reflexão sobre crítica musical e musicologia, moderada por Paulo Ferreira de Castro e com as participações de Mário Vieira de Carvalho, Manuel Pedro Ferreira, Luísa Cymbron e Cristina Fernandes.

O NEMI é um núcleo do SociMus – Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música, do CESEM, dedicando-se ao estudo da música na imprensa. Procura contribuir para o melhor conhecimento da presença e da importância de textos sobre música (em forma de notícias, comentários, artigos, crónicas e crítica musical) em jornais, revistas e outras plataformas de comunicação, impressas ou online, em Portugal, desde o século XIX à actualidade. O núcleo reúne membros e colaboradores do CESEM que têm vindo a estudar textos sobre música na imprensa periódica portuguesa dos séculos XIX, XX e XXI, em forma de críticas e crónicas de música, ou que se cruzem com este tipo de fontes e documentos durante as suas investigações. Tem por objectivo promover o encontro e diálogo entre investigadores e o debate e estudo sobre a presença e os discursos da música na imprensa periódica.

A entrada é livre, podendo ser feita uma confirmação por correio electrónico (para nemi.cesem@gmail.com).

Mais informações na página do NEMI.

Sobre o autor

Duarte Pereira Martins

Licenciado em piano pela Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Jorge Moyano, concluiu o Conservatório Nacional com a classificação máxima, tendo aí estudado com Hélder Entrudo e Carla Seixas. Premiado em diversos concursos, apresenta-se em concerto em variadas formações. Estreia regularmente obras de compositores contemporâneos. Gravou para a RTP/Antena 2, TV Brasil e MPMP: editou, em 2020, o CD “La fièvre du temps” em duo com Philippe Marques. É membro fundador do MPMP Património Musical Vivo, dirigindo temporadas e coordenando inúmeras gravações. Termina, actualmente, o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura do ISCTE. Foi director executivo da GLOSAS entre 2017 e 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.