O Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, será palco do primeiro Concurso de Piano de Oeiras, que decorrerá nos próximos dias 29 e 30 de Junho.

Assumindo uma forte intenção didáctica, esta primeira edição do Concurso de Piano de Oeiras é destinada a jovens estudantes de piano residentes em Portugal, sem restrições de nacionalidade e até aos 25 anos de idade. Um dos principais objectivos do concurso é garantir aos jovens pianistas uma oportunidade de se apresentarem em público, perante a avaliação de um júri constituído por alguns dos mais importantes professores e pianistas do nosso País, no que possa ser parte integrante da formação que prosseguem e constituir uma oportunidade de darem a conhecer o seu trabalho.

O Concurso de Piano de Oeiras resulta de uma iniciativa da Associação CulturXis, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras. De acordo com a organização, o concurso deverá ser um meio de “fomentar a partilha e a divulgação da música”, assim como de “apostar nas futuras gerações que têm a responsabilidade de dar continuidade a esta Arte maior.” O júri será constituído pelos pianistas Carla Seixas (Presidente), António Toscano, Hélder Entrudo, Klara Dolynay-Pankovych, Jill Lawson, Maria José Souza Guedes e Tiago Nunes.

O concurso contará ainda com um concerto de abertura, protagonizado pelo pianista António Victorino d’Almeida, no dia 28 de Junho (sexta-feira), às 21h30, no Palácio do Marquês de Pombal.


O regulamento do concurso e os prazos de inscrição podem ser consultados através desta ligação.

Sobre o autor

José Carlos Araújo

Estudou cravo, órgão e música antiga em Lisboa, exercendo intensa actividade, quer a solo, quer com agrupamentos de música antiga e orquestras. Licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde estudou Filologia Clássica e em cujo Centro de Estudos Clássicos é investigador. Prepara actualmente a primeira tradução portuguesa das Cartas de Plínio. Integra a Direcção da revista 'Glosas'.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.