No ano de 2015, cumpriu-se a celebração do centenário do nascimento de Francisco António Norberto dos Santos Pinto (1815-1860), compositor português com uma produção musical extremamente meritória, digna de todo o interesse de músicos e musicólogos. Nesse mesmo ano,  a revista Glosas iniciou a preparação de uma série de textos dedicados a Santos Pinto, da autoria de prestigiados autores – Carolino Carreira, David Cranmer, Maria José Borges, Rui Magno Pinto.

A publicação destes textos traz um novo contributo para a construção não só da vida e obra de Santos Pinto, como também de uma História da Música em Portugal revista e actualizada.


 

artigo pertencente a colectânea dedicada a F. Santos Pinto

1 de 5

artigo seguinte ->

Sobre o autor

Avatar photo

Luzia Rocha possui os graus de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. É investigadora no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Universidade Nova de Lisboa. É membro do ‘Study Group on Musical Iconography’ e do ‘Study Group for Latin America and the Caribbean’ (ARLAC-IMS), ambos da International Musicological Society. É colaboradora na Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no Grupo de Iconografia Musical da Universidad Complutense de Madrid/AEDOM. Trabalhou como docente na Academia de Amadores de Música, Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC), Instituto Piaget (ISEIT de Almada, também como Coordenadora da Licenciatura em Música) e na Academia Nacional Superior de Orquestra e colabora actualmente como docente na Licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada. Tem participado como oradora, por convite, em conferências nacionais e internacionais e publicado artigos em periódicos com arbitragem científica. É autora do livro "Ópera e Caricatura: O Teatro de S. Carlos na obra de Rafael Bordalo Pinheiro".