No próximo dia 27 de Fevereiro, pelas 21h00, o Museu do Pico apresentará no Auditório do Museu dos Baleeiros Não me importava morrer se houvesse guitarras no céu, filme sobre o “bailho” da chamarrita nas ilhas do Pico e do Faial.

O documentário do realizador Tiago Pereira, produzido pela Associação Cultural Música Vadia com financiamento da Direcção Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores, pretende consciencializar a opinião pública sobre a existência e valor enquanto património imaterial desta prática musical coreografada proveniente dos Açores: o baile mandado da chamarrita.

Esta dança, praticamente desconhecida no continente português, tem uma grande repercussão em vários tecidos da comunidade, em especial nas ilhas do Faial e Pico. O filme pretende, assim, descobrir e transmitir as influências a que estas comunidades do canal foram expostas e o modo como se foram actualizando nas suas práticas quotidianas. Procura-se também descobrir o que é hoje a chamarrita e como se envolve com as pessoas e se mistura com outros contextos assim como outros sujeitos.

Musicalmente, é mostrado como um músico personagem procura na chamarrita sons que o cativem, técnicas especiais de tocar o instrumento tradicional – que neste caso é a viola da terra – e as formas como se funde com as ilhas e com o seu isolamento.

Não me importava morrer se houvesse guitarras no céu pretende ainda contribuir para mudar a mentalidade negativa de olhar e pensar a cultura tradicional e popular portuguesa, dando a conhecer uma ideia de cultura mais rica e singular do que se possa presumir, e provocando um olhar renovado para as particularidades das práticas quotidianas que muitas vezes se desprezam, banalizam ou se perdem com o desaparecimento das gerações mais velhas. Educar para a consideração e valorização do património imaterial é, sobretudo, a mensagem a ser destacada por este filme.

Sobre o autor

Luís Henriques

Musicólogo açoriano, doutorando na Universidade de Évora, é mestre em Ciências Musicais (FCSH NOVA) e licenciado em Música (UÉvora). É investigador em formação no CESEM e membro do MPMP. Catalogou o arquivo musical da Sé de Angra, foi bolseiro no projeto ORFEUS e também investigador no projeto PASEV. Fundou e dirigiu o Ensemble da Sé de Angra e também o Ensemble Eborensis, com concertos nas ilhas dos Açores, Continente português e França. Os seus interesses de investigação centram-se na polifonia portuguesa seiscentista, especialmente no Alentejo, e a música nos Açores do século XV ao final do XIX.

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