Hoje, 24 de Outubro, pelas 21 horas, decorrerá na Basílica do Palácio Nacional de Mafra o concerto de apresentação das obras distinguidas pela edição deste ano do Prémio Internacional de Composição para o singular conjunto dos seis icónicos órgãos.

O principal premiado foi o compositor italiano Gianni Giacomazzo, com a obra Musiikki Henki. Mas também João Pedro Oliveira, ele próprio notável organista, recolheu o reconhecimento do júri que, para além de uma menção honrosa na Categoria A (Composição) por 6 Alleluias, atribuiu o prémio da Categoria B (Arranjo), pela exuberante orquestração de Ma mère l’oye de Ravel. Completando o programa da noite, serão ouvidas obras de Giacomo Rossini, Daniel Bondaczuk e Marcos Portugal.

A entrada é gratuita, sujeita a reserva através dos seguintes números de telefone: 261 817 550 (Palácio Nacional de Mafra) ou 261 817 170 (Posto de Turismo de Mafra), mas segundo as últimas informações já não há bilhetes disponíveis.

O “Prémio Internacional de Composição Órgãos do Palácio Nacional de Mafra”, instituído em 2014, é promovido pelo Secretário de Estado da Cultura e pelo Município de Mafra, com periodicidade bienal, e visa distinguir compositores que apresentem peças destinadas ao referido conjunto instrumental, fazendo uso das suas características próprias.

Sobre o autor

Avatar photo

Luís Salgueiro é licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa. Para além da sua actividade criativa, dedica também a sua energia à preparação de partituras e musicografia, primeiro como 'freelancer' e actualmente como coordenador das actividades editoriais do MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa.