Dando continuidade às primeiras edições do evento, realizadas em Lisboa e no Porto em 2012 e 2014, o III Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos (III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos), decorrerá na cidade de Sevilha nos dias 10 e 11 de Março de 2016. Esta parceria com Espanha, conduzida pelo investigador Pedro Luengo, é uma consequência natural da dinâmica, crescimento e expansão que o evento tem tido ao longo das suas edições prévias. Há, deste modo, a intenção de não fixar o evento em Portugal, mas de o tornar viajante na geografia da Ibero-América, com o espírito criativo, inovador e conquistador que o marcou desde a sua fundação.

 

 

O evento é destinado a estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento e a licenciados, mestres e recém-doutores em musicologia. Também abrange investigadores filiados em centros de investigação, ainda sem uma posição consolidada. O âmbito temático é genérico e amplo, podendo os participantes apresentar comunicações sobre qualquer tema relacionado com música, musicologia e etnomusicologia.

É de observar que os membros da Comissão Científica são provenientes de distintas e diversas instituições e centros de investigação. De Portugal, está representado o CESEM e INET-md da Universidade Nova de Lisboa. De Espanha, a Universidad Complutense de Madrid, Universidad de Sevilla, Conservatorio Superior de Música de Sevilla e Universidad de Oviedo. Do Brasil, a Universidade Federal de Juiz de Fora. De França, a Sorbonne e, dos E. U. A., a University of Austin (Texas). Neste ano os professores convidados para proferir palestras aos participantes são Dinko Fabris (Itália), actual Presidente da Sociedade Internacional de Musicologia, Rogério Budaz (Brasil), em representação da University of California Riverside, Silvia Martínez (Espanha), docente da Universitat Autònoma de Barcelona e da ESMUC e, por fim, Manuel Pedro Ferreira (Portugal), professor da Universidade Nova de Lisboa e director do CESEM.

É importante destacar aos leitores da Glosas que as actas são publicadas em linha, na página do encontro (www.musicologiacriativa.com) podendo-se consultar ainda as do ano de 2014, referentes ao encontro realizado no Porto, na Casa da Música. Esta página do III Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos fornece também informações diversas relacionadas com inscrições e aspectos logísticos de ordem diversa. Recomenda-se a sua consulta também a quem queira obter mais informações sobre as apresentações e programa provisório.

Sobre o autor

Luzia Rocha

Luzia Rocha possui os graus de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. É investigadora no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Universidade Nova de Lisboa. É membro do ‘Study Group on Musical Iconography’ e do ‘Study Group for Latin America and the Caribbean’ (ARLAC-IMS), ambos da International Musicological Society. É colaboradora na Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no Grupo de Iconografia Musical da Universidad Complutense de Madrid/AEDOM. Trabalhou como docente na Academia de Amadores de Música, Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC), Instituto Piaget (ISEIT de Almada, também como Coordenadora da Licenciatura em Música) e na Academia Nacional Superior de Orquestra e colabora actualmente como docente na Licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada. Tem participado como oradora, por convite, em conferências nacionais e internacionais e publicado artigos em periódicos com arbitragem científica. É autora do livro "Ópera e Caricatura: O Teatro de S. Carlos na obra de Rafael Bordalo Pinheiro".

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.