Irá realizar-se no próximo dia 27 de Maio de 2015, pelas 15h00, um simpósio celebrando o quinto centenário do nascimento de Cipriano de Rore, compositor de origem flamenga cuja actividade musical se desenvolveu sobretudo em Itália. Este seminário é organizado pelo CESEM  Pólo Universidade de Évora, em colaboração com a Escola de Artes da Universidade de Évora, e decorrerá na Sala dos Espelhos do Colégio Mateus d’Aranda.

O programa inclui um momento de apresentação dos trabalhos, seguindo-se duas comunicações por Luís Henriques e Filipe Mesquita de Oliveira, sobre a influência de Cipriano de Rore nos compositores do seu tempo e das gerações seguintes no respeitante ao cultivo da técnica de paródia assim como da sua influência ao nível do cromatismo e expressividade em géneros profanos como a chanson e o madrigal. O seminário terminará com o habitual período de discussão sobre as temáticas apresentadas nas duas comunicações.

Sobre o autor

Natural dos Açores, é doutorando em Musicologia na Universidade de Évora, Mestre em Ciências Musicais pela FCSH-NOVA e Licenciado em Musicologia pela Universidade de Évora. É colaborador no Pólo de Évora do CESEM e no MPMP (edições mpmp e revista glosas) e consultor do atelier de conservação e restauro Acroarte. Entre 2011 e 2012 realizou o catálogo do fundo musical do Arquivo Capitular da Sé de Angra e, entre 2014 e 2015, foi bolseiro no projecto “Orfeus”, integrando actualmente o projecto "Música Sacra em Évora no Século XVIII". Em 2012 fundou o Ensemble da Sé de Angra, em 2013 o Ensemble Eborensis com quem gravou um CD. O seu trabalho centra-se na polifonia vocal portuguesa dos séculos XVI e XVII (Sé de Évora) e a música no arquipélago dos Açores desde o povoamento até ao final do século XIX.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.