Amanhã inicia-se o IV Symposium on the Paradigms of Teaching Musical instruments in the 21st Century, prolongando-se até ao próximo Sábado. Este simpósio irá realizar-se no auditório do Colégio Mateus de Aranda, Escola de Artes da Universidade de Évora, e conta com investigadores nacionais e estrangeiros que debaterão as várias vertentes do ensino do instrumento musical não só através de uma perspectiva histórica mas também sobre os desafios e problemáticas com que os modelos herdados e actuais se deparam na actualidade e no futuro.

Será keynote speaker deste simpósio a professora Pamela Burnard, docente na Universidade de Cambridge, que tem vindo a desenvolver uma dinâmica actividade de investigação nas áreas da criatividade na música, artes, culturas, educação e indústria; artes digitais e prática nos media; tecnologia, na internet e desenvolvimento de aplicações assim como nas metodologias utilizadas nas artes.

Com a coordenação de Eduardo Lopes, docente no Departamento de Música, o simpósio é organizado pelo CESEM – Pólo Universidade de Évora / Universidade de Évora com o apoio do Instituto de Investigação e Formação Avançada e da Delta Cafés.

Sobre o autor

Natural dos Açores, é doutorando em Musicologia na Universidade de Évora, Mestre em Ciências Musicais pela FCSH-NOVA e Licenciado em Musicologia pela Universidade de Évora. É colaborador no Pólo de Évora do CESEM e no MPMP (edições mpmp e revista glosas) e consultor do atelier de conservação e restauro Acroarte. Entre 2011 e 2012 realizou o catálogo do fundo musical do Arquivo Capitular da Sé de Angra e, entre 2014 e 2015, foi bolseiro no projecto “Orfeus”, integrando actualmente o projecto "Música Sacra em Évora no Século XVIII". Em 2012 fundou o Ensemble da Sé de Angra, em 2013 o Ensemble Eborensis com quem gravou um CD. O seu trabalho centra-se na polifonia vocal portuguesa dos séculos XVI e XVII (Sé de Évora) e a música no arquipélago dos Açores desde o povoamento até ao final do século XIX.

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