Mais um resultado do trabalho contínuo de Christine Wassermann Beirão sobre a obra de José Vianna da Motta (1868-1948), o volume de Correspondência com Margarethe Lemke será apresentado publicamente na próxima terça-feira, 18 de Dezembro, às 18h30, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa (Sala 1 da Zona de Congressos).

Este volume de Correspondência, edição conjunta da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, reúne correspondência trocada entre 1885 e 1908. A edição, organização e notas são da responsabilidade de Christine Wassermann Beirão, que também já publicara, em 2003, outro volume da Correspondência de Mestre Vianna da Motta, com tradução de Elvira Archer e a colaboração de José Manuel Beirão. Alguma correspondência de Vianna da Motta com a família Lemke, que o acolhera numa estadia em Francoforte-no-Meno, integrou já o volume de Diários (1883-1893), mais recente publicação desta série dedicada aos escritos do grande pianista, pedagogo e compositor. Margarethe Marie Lemke (1858-1900) foi cantora e, também, a primeira mulher de Vianna da Motta, sendo dedicatária de muitas das suas canções alemãs.

A apresentação do livro estará a cargo de Rui Vieira Nery e será seguida de um recital de João Costa Ferreira, pianista cujo trabalho recente tem também incidido de forma especialmente intensa sobre a obra de Vianna da Motta. A sessão é de entrada livre.


Poderá ler aqui um excerto do artigo de Christine Wassermann Beirão publicado no número 17 da revista Glosas: “Vianna da Motta, homem completo de espírito clássico”.

Sobre o autor

Avatar photo

Estudou cravo, órgão e música antiga em Lisboa, exercendo intensa actividade, quer a solo, quer com agrupamentos de música antiga e orquestras. Licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde estudou Filologia Clássica e em cujo Centro de Estudos Clássicos é investigador. Prepara actualmente a primeira tradução portuguesa das Cartas de Plínio. Integra a Direcção da revista 'Glosas'.