O violetista João Pedro Delgado inaugura da melhor forma o ano de 2015 com o lançamento do disco Viola Solo e Electrónica — Música de Compositores Portugueses, sob a estampa do Síntese  Grupo de Música Contemporânea.

O trabalho reúne encomendas endereçadas a cinco compositores: João Pedro Oliveira (Rust), Sérgio Azevedo (Sonata para viola solo), José Carlos Sousa (Violeta’s), Jaime Reis (Fluxus — transitional flow) e  Eduardo Luís Patriarca (A Propos d’un Son — Grisey in memoriam).

As peças de Jaime Reis e de José Carlos Sousa respondem a encomendas do Festival de Música da Primavera (Viseu) e do Festival Dias da Música Electrónica (Seia) do ano de 2013, onde foram estreadas; as restantes três foram encomendadas expressamente para o disco. A apresentação em recital deste programa ocorreu no final do ano transacto, com concertos em Outubro — ainda numa versão parcial, no âmbito do Festival Síntese da cidade da Guarda — e em Dezembro — contando já com todas as obras presentes no trabalho discográfico.



O disco pode ser comprado na Loja MPMP.


Consultar a crítica ao CD.

 

Sobre o autor

Luís Salgueiro

Luís Salgueiro é licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa. Para além da sua actividade criativa, dedica também a sua energia à preparação de partituras e musicografia, primeiro como 'freelancer' e actualmente como coordenador das actividades editoriais do MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.