O Vocal Ensemble, sob a direcção de Vasco Negreiros, acaba de gravar um duplo-CD com uma nova interpretação do manuscrito Mus. Hs. 18.774 da Biblioteca Nacional da Áustria, que reúne duas grandes colecções de obras de Orlando di Lasso: as Sacre Lectiones ex Propheta Job (de que quase não há gravações), e as mais conhecidas Prophetiae Sibyllarum.

Com apoio da Fundação GDA, do INET-md / Universidade de Aveiro e da Antena 2, este duplo álbum é o segundo título discográfico deste agrupamento sedeado em Portugal.

O manuscrito é considerado um dos maiores tesouros da história da música ocidental. Inicia-se com as nove Lições de Job, que faziam parte do Ofício de Defuntos, num ambiente intensamente dramático, terminando, nas palavras de Vasco Negreiros, “com a mais arrojada experiência que Lasso algum dia ousou no campo do cromatismo, recurso escolhido pelo compositor para espelhar a luz e a maravilha da boa nova do Advento, conforme é narrada nos arcanos poemas de Filippo Barbieri”.

 

 

O Vocal Ensemble tem-se dedicado maioritariamente ao repertório polifónico lusitano, gravando inclusive, pela primeira vez, a integral de um livro de coro da idade de ouro: o Livro de Varios Motetes e ovtras covsas, tanto em CD áudio triplo, pela editora Althum, como em edição fac-similada, pela Imprensa Nacional — Casa da Moeda. Aos poucos, o Vocal Ensemble foi-se aventurando em repertório internacional, em concertos por todo o país, mas também em Espanha, no Brasil, em França, na Alemanha e no Reino Unido. O trabalho deste agrupamento segue de perto as mais recentes novidades no âmbito da interpretação historicamente informada, e esta gravação assinala o alcance de uma sólida fase de maturidade do grupo, estando já em gestação novos projectos, sobre este e outros compositores.

O maestro Vasco Negreiros, activo tanto na direcção de música vocal a cappella como na de música orquestral e ópera, tem-se especializado fundamentalmente no âmbito da música antiga, para a qual tem também contribuído com actividade musicológica e editorial, muito embora não se abstenha de dirigir música contemporânea e de desenvolver inclusivamente carreira como compositor.

O disco, lançado pela etiqueta 9musas, será lançado no Panteão Nacional, em Lisboa, no dia 10 de Abril, às 18 horas. O evento insere-se na temporada “Música no Panteão”, dirigida por Paulo Amorim. A entrada é livre. O disco ficará à venda em www.codaxmusic.com .

 

Sobre o autor

Tatiana Bina

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.