Estão abertas até 15 de Outubro de 2021 as inscrições para o quinto “Prémio de Composição Francisco Martins”, dirigido a compositores portugueses ou residentes em Portugal sem qualquer limitação de idade que queiram apresentar uma ou mais obras para orquestra clássica. O concurso é promovido pela associação Orquestra Clássica do Centro (OCC), incluindo-se na celebração do seu vigésimo aniversário (2001-2021), com o apoio do grupo Ascendum, da RTP – Antena 2, da AVA Musical Editions, da Direcção-geral das Artes e do Município de Coimbra.

Este prémio, com o valor monetário de 1000 euros, permitirá a edição da obra premiada (e de eventuais Menções Honrosas) e a sua inclusão na programação regular da OCC, desde logo num concerto de laureados em data a definir.

As edições anteriores consagraram as obras de Luís Carvalho (2017), Nuno Peixoto de Pinho (2018) e Lucas Xerxes (2019), compositores com uma carreira importante no panorama da nova criação contemporânea portuguesa, não tendo sido atribuído o prémio na quarta edição (2020). O júri deste ano é composto pelos compositores Sérgio Azevedo, Luís Tinoco e Dmitris Andrikopoulos.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Licenciado em piano pela Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Jorge Moyano, concluiu o Conservatório Nacional com a classificação máxima, tendo aí estudado com Hélder Entrudo e Carla Seixas. Premiado em diversos concursos, apresenta-se em concerto em variadas formações. Estreia regularmente obras de compositores contemporâneos. Gravou para a RTP/Antena 2, TV Brasil e MPMP: editou, em 2020, o CD “La fièvre du temps” em duo com Philippe Marques. É membro fundador do MPMP Património Musical Vivo, dirigindo temporadas e coordenando inúmeras gravações. Termina, actualmente, o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura do ISCTE. Foi director executivo da GLOSAS entre 2017 e 2020.