Após um ano de interregno, o Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa regressa, com a sua 9.ª edição. Desde a sua fundação, este concurso tem-se vindo a afirmar como um dos mais importantes na descoberta e promoção de novos valores do canto lírico, em especial desde que deixámos de assistir a edições do Concurso de Canto Luísa Todi. Num país onde não é fácil viver-se do canto e onde abundam mais talent shows do que oportunidades reais de trabalho, o Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa, mais do que um concurso de talentos, pretende dar aos seus laureados a oportunidade de partirem para outros voos além fronteiras.
Esta edição traz ainda como prémios importantes oportunidades de trabalho para os vencedores. Assim, para além das habituais bolsas de estudos, o vencedor terá direito a um recital na edição de 2017 d’Os Dias da Música no Centro Cultural de Belém e a outro recital na Casa de Portugal da Cidade Universitária de Paris. Foi também criado, em colaboração com o Círculo Wagner, o Prémio Richard Wagner , que consiste numa Bolsa do Goethe-Institut para a realização de um curso intensivo de alemão — língua importante para se (sobre)viver do canto lírico — na Alemanha e, mais aliciante, uma visita ao Festival de Bayreuth , onde o premiado terá o privilégio (acessível a poucos!) de assistir a três óperas e de tomar parte no Programa de Bolseiros da Fundação Richard Wagner, que reúne mais de duzentos jovens artistas de todo o mundo.
O valor das bolsas de estudo a concurso variam entre os 300 euros (valor mínimo, para os Prémios de Melhor Interpretação de Canção Portuguesa e de Canção Estrangeira) e os 5000 euros (para o 1.º Prémio), e este ano o limite de idade dos participantes foi alargado para os 33 anos. Por fim, a última novidade desta edição é a realização de provas eliminatórias nos Açores, na Madeira e no Algarve.
A 9.ª edição do Concurso de Canto Lírico decorre entre os dias 2 e 15 de Maio, sendo a grande final de dia 15 no Centro Cultural de Belém às 17h00.
Para mais informações clique aqui.