O mês de Março começa com uma grande produção dupla da ópera O Castelo do Barba-Azul, de Béla Bartók, e da oratória A Voz Humana, de Francis Poulenc. Fruto de uma parceria entre o Teatro Nacional de São Carlos e o CCB, este último espaço acolhe os três dias desta produção, a 6, 8 e 10 de Março. A direcção musical é de Joana Carneiro e a encenação de Olga Roriz, englobando também um trabalho de multimédia, com concepção cenográfica, vídeo e desenho de luz de João Pedro Fonseca e Cristina Piedade, e paisagem sonora de João Rapozo. Os solistas serão Marcell Bakonyi (Barba-Azul), Allison Cook (Judite) e Alexandra Deshorties (Ela).

Ainda no que diz respeito à Ópera, será possível assistir a Tudo Nunca Sempre o Mesmo Diferente Nada, de Tiago Cutileiro, estreado no passado dia 21 de Fevereiro, no Teatro Municipal da Guarda. Desta vez, a ópera de Cutileiro é programada no âmbito do festival Reencontros de Música Contemporânea (entre 7 e 23 de Março), com Inês Simões, Maria João Sousa, Nélia Gonçalves e Maria Ermida como solistas, e com encenação de Sónia Baptista, Sara Carinhas e Leonor Keil.

O festival Reencontros de Música Contemporânea promove concertos com música da contemporaneidade, organizando também outras actividades relacionadas, como instalações, apresentações e oficinas. A não esquecer também a programação de uma estreia absoluta de Cândido Lima, assim como de uma estreia nacional do compositor Beat Furrer. Desta forma, o Teatro Aveirense abre as portas a este festival e acolhe músicos e agrupamentos como, entre outros, o Nadar Ensemble, o Magnet Duo, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Gilberto Bernardes, o Laboratório de Música Mista de José Luís Ferreira ou o Grupo de Percussão da Universidade de Aveiro, entre outros. O repertório é garantidamente contemporâneo, havendo a oportunidade de ouvir obras de estéticas variadas e de autores como Luís A. Pena, Arnold Schoenberg, Jorge Peixinho, Jonathan Harvey, Carlos Caires, Karlheinz Stockhausen, Ângela Lopes, entre muitos outros.

Relativamente a estreias, não esqueçamos a encomenda de uma obra por parte do CCB ao compositor António Pinho Vargas. Sinfonia (subjectiva) estreia a 24 de Março, num concerto com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o violoncelista Pavel Gomziakov. Logo de seguida, poderemos assistir a mais uma obra do compositor em conjunto com um trabalho da cineasta Teresa Villaverde, que tem por base a obra, Six Portrais of Pain, encomenda da Casa da Música de 2001.

A 26 de Março ocorrerá mais um recital no O’culto da Ajuda, com transmissão em directo na Antena 2, desta vez com a interpretação de obras de Doina Rotaru, Cândido Lima, Kaija Saariaho, Nuno Peixoto de Pinho e Miguel Azguime, pela flautista Sílvia Cancela. Por último, o mesmo espaço acolhe, mais uma vez, o Sondar-te Electric Voice Ensemble, desta vez num concerto protagonizado pelo soprano britânico Frances M. Lynch. Com direcção musical de Petter Sundkvist, o agrupamento apresentará obras de Alejandro Viñao, João Madureira e Miguel Azguime.

 


Programação

 

6, 8 de Março, 20h00; 10 de Março, 16h00

Centro Cultural de Belém

O Castelo do Barba-Azul, Béla Bartók

A Voz Humana, Francis Poulenc

Joana Carneiro, direcção
Olga Roriz, encenação

Olga Roriz, Cristina Piedade e João Pedro Fonseca, concepção cenográfica
João Pedro Fonseca, vídeo
Cristina Piedade, desenho de luz
Nuno Gama e Manuel Alves, figurinos
João Rapozo, paisagem sonora
João Henriques, colaborador dramatúrgico

 

Marcell Bakonyi, Barba-Azul
Allison Cook, Judite
Alexandra Deshorties, Ela
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Maestrina Titular: Joana Carneiro

 

7 a 23 de Março

Teatro Aveirense e Igreja do Mosteiro de Jesus, Aveiro

Festival Reencontros da música contemporânea

 

24 de Março, 17h00

Centro Cultural de Belém

Six Portraits of Pain, Orquestra Metropolitana de Lisboa

Orquestra Metropolitana de Lisboa
Pavel Gomziakov, violoncelo 
Pedro Amaral, direcção

António Pinho Vargas, Sinfonia (subjectiva) *estreia mundial

António Pinho VargasSix Portraits of Pain

 

26 de Março, 21h00

O’culto da Ajuda

Recital de flauta Sílvia Cancela

Doina Rotaru, Mythia
Cândido Lima, Uma flauta para Turim
Kaija Saariaho, Laconisme de l’aile
Nuno Peixoto de Pinho, Erso
Miguel Azguime, Et s’il à l’issue

 

30 de Março, 21h00

O’culto da Ajuda

Sondar-te Electric Voice Ensemble – Presenças Vocais

Alejandro Viñao, Chant d’Ailleurs 

João Madureira, Tox, Toc, Toc 

Miguel Azguime, (ThS)inking Survival Kit

Sobre o autor

Avatar photo

Terminou o curso complementar de piano na Fundação Musical dos Amigos das Crianças em 2007, completando também o ensino secundário na área de Artes Visuais. Em 2010, completou a licenciatura em Música no Goldsmiths College, University of London, com uma dissertação acerca dos desenvolvimentos contemporâneos do fado. Realizou o mestrado na mesma universidade, concluindo o curso Contemporary and Popular Music Studies em 2012. Foi com o apoio do Professor Sérgio Azevedo que desenvolveu a sua tese sobre Constança Capdeville, com uma análise do ‘Libera me’. Entre 2010 e 2014, deu aulas de piano e formação musical em diversas escolas de Londres, tendo também colaborado num projecto de inclusão social pela arte. Durante este período, realizou actividades de produção, curadoria e divulgação de música contemporânea.