O Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora faz acontecer, nos próximos dias 1, 2 e 3 de Abril, o 4.º FLAUTUÉ. Este festival destina-se a alunos dos vários níveis de aprendizagem: ensino básico, secundário e superior (licenciatura, mestrado e doutoramento). A organização e coordenação geral está a cargo da Prof.ª Monika Streitová, de André Cameira e da Classe de Flauta Transversal da Universidade de Évora. O evento conta com diversos apoios por parte da Universidade de Évora, como o CESEM-Universidade de Évora, a Escola de Artes e Associação Académica.

O programa da quarta edição deste festival inclui masterclasses, concertos, palestras e workshops ao longo dos três dias. Os participantes poderão trabalhar directamente nestes workshops com artistas reconhecidos como Christian Studler, Monika Streitová, Istvan Matuz, Khatarine Rawdon e Francisco Barbosa.

À semelhança das edições anteriores, a quarta edição deste festival contará com um painel de palestras sobre os mais variados temas ligados à flauta. As palestras estarão divididas em duas secções, contando a primeira com o contributo dos participantes no Flautué e a segunda com o contributo musicológico dos investigadores do CESEM-UÉvora. Este segundo painel de conferências está inserido no âmbito do projecto FCT PASEV, Patrimonialização da Paisagem Sonora de Évora (1540-1910).

As conferências serão subordinadas aos seguintes temas:

  • Alguns aspectos da técnica estendida da flauta transversal (István Matuz)
  • Estudo sobre Theobald Böhm: contributo para a (re)construção do ideal interpretativo do repertório romântico para flauta transversal (Ana Sofia Vila Franca)
  • O estudo de escalas alternativas no ensino secundário da flauta transversal (André Cameira)
  • A importância da posição correcta do pescoço e da cabeça para a sonoridade da flauta transversal (Ana Lucas)
  • A Flauta Transversal no contexto da Música Moderna: repertório relevante para a aprendizagem no Ensino Secundário (Gabrielle Silva)
  • O tratamento musical da flauta na missa de Francisco José de Assis: algumas questões de retórica musical. (Rita Faleiro)
  • A presença do pífaro na paisagem sonora da Guerra da Restauração: as campanhas no termo de Évora em 1663. (Luís Henriques)
  • Cantabat mœstis tibis funeribus: O uso da flauta no repertório fúnebre dedicado às exéquias reais ibero-americanas (1700-1826) (Rodrigo Teodoro de Paula)

 

Para além dos workshops e palestras, haverá outros momentos de partilha e apresentações; destaca-se, no dia 1 de Abril, pelas 14h00, a apresentação das obras para flauta de Ricardo Matosinhos e no dia 2, pelas 18h30, o concerto multimédia com Brigitte Schuermans. Às 21h30 do mesmo dia, os professores convidados do festival apresentar-se-ão em concerto. Já no dia 3, será possível assistir, pelas 18h00, à apresentação do livro A new approach to the art of flute playing, de Francisco Barbosa, que contém exercícios de flauta da autoria do próprio. Este livro é patrocinado pela Sociedade de Flauta Britânica e pela BFS Magazine. Segue-se o ensaio geral do FLAUTUÉ ENSEMBLE, que será dirigido às 20h00, no Concerto Final, pelo Maestro Jean-Sébastien Béreau. Neste concerto final, a par do Ensemble, ter-se-á a possibilidade de ouvir peças a solo pelos participantes do Festival.


A planificação geral das actividades pode ser encontrada aqui.

Sobre o autor

Avatar photo

Rita Faleiro é doutoranda em Musicologia na Universidade de Évora, Mestre em Ensino da Música (Piano) pelo ISEIT - Almada e Licenciada em Piano e Arqueologia pela Universidade de Évora. Trabalhou como professora de Piano em diversas instituições e organizou diversas Masterclasses, tendo participado igualmente em múltiplas edições das Jornadas “Escola de Música da Sé de Évora”. Actualmente o seu trabalho académico centra-se na investigação de música sacra portuguesa, nomeadamente os salmos concertados da segunda metade do séc. XVIII dos compositores eborenses.