Oboísta, pedagogo e compositor, José dos Santos Pinto nasceu em Mangualde em 1915, tendo vindo a falecer no ano passado. Formou-se no Conservatório Nacional, onde viria a ser professor durante largos anos, e no Conservatoire Nationale de Musique. Durante a sua vida, passou pela Banda Regimental de Viseu, Banda da Guarda Nacional Republicana, Orquestra Filarmónica de Lisboa, Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos, Orquestra da Emissora Nacional e Quinteto Nacional de Sopros. Como compositor deixou-nos poemas sinfónicos, concertinos, sonatas, marchas, entre outros. Patenteou ainda um oboé original, que nunca chegou a ser fabricado em série.

Há cerca de um ano, pouco antes do falecimento do compositor, foi doado ao município de Mangualde o espólio de José dos Santos Pinto (1915-2014), facto que permitiu à oboísta Margarida Cardoso iniciar uma investigação em torno da sua obra.  No seguimento desta investigação procedeu-se à edição da sua Sonata em Espírito Clássico, para oboé e piano. A partitura foi recentemente copiada e revista por Margarida Cardoso e editada pela Ava Musical Editions. É uma sonata que, como o nome indica, obedece aos cânones do estilo clássico, não deixando de ser uma obra exigente. Segundo a investigadora, é uma obra que poderá perfeitamente ser alvo de estudo por parte dos jovens oboístas e dos oboístas profissionais que procurem repertório português recentemente descoberto.

 

 

 

Ana Margarida Cardoso iniciou os seus estudos musicais nas Bandas de Seia e Gouveia. Depois de ingressar no Conservatório de Música de Seia – Collegium Musicum, decidiu optar pelo ensino profissional. Concluiu então o curso de Instrumentista de Sopro e Percussão, na Escola Profissional da Serra da Estrela, com O Oboísta e a Palheta Dupla, que viria a ser editado pela AvA Musical Editions. Seguiu-se a licenciatura em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Actualmente frequenta o mestrado em ensino de História da Música, na Universidade de Aveiro, e lecciona a mesma disciplina na Escola Profissional da Serra da Estrela.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Doutorada em Música e Musicologia (ramo de Interpretação) pela Universidade de Évora, é actualmente investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas: Estudos Ingleses e Alemães (FLUL) e em Canto (ESML). Posteriormente obteve o grau de LGSM (Licenciate by the Guildhall School of Music and Drama) através do Trinity College. Como cantora de ópera, foi “Fanny” em 'O Tanoeiro' de Thomas Cooper (Teatro da Trindade), “2.ª Dama” na 'Flauta Mágica' de Mozart e “Sebastiana”, numa versão portuguesa da sua autoria da ópera 'Bastien und Bastienne' de Mozart. Para além de se apresentar regularmente em recitais, é membro do Coro Gulbenkian.