Inaugurou-se dia 4 de Novembro um novo ciclo temático de recitais no Museu Nacional da Música, sob o comissariado de Adriano Nogueira. O marcante “Um Músico, Um Mecenas” já fazia soar valiosos instrumentos da colecção do museu; agora, “Músicas do Acervo” permitirá a alguns dos mais estimados intérpretes mergulharem também no arquivo de partituras, continuando a lógica de vitalização e divulgação do espólio da instituição.

O recital inaugural esteve a cabo da pianista Anne Kaasa, que respondeu ao desafio da contextualização lançado pelo comissário com a justaposição da música de Armando José Fernandes e Cláudio Carneyro com a de Maurice Ravel e Claude Debussy: à Sonatina do primeiro – datada de 1941 e dedicada a Helena Sá e Costa – seguiu-se a Sonatine de Ravel; aos Cinco Prelúdios – sua opus 1, de 1928 – contrapôs-se uma selecção de outros quatro do primeiro livro de Debussy; à exuberância da Arpa-eólea (1948) de Carneyro respondeu a inquietude de L’isle joyeuse.

O ciclo realizar-se-á numa sexta-feira de cada mês, pelas 19 horas, durante os próximos oito meses. A entrada é livre.


Agenda:

4 de Novembro – Recital de piano
Anne Kaasa, piano

18 de Novembro – Recital de Canto e piano
Guilhermina Lopes, canto
Duarte Pereira Martins, piano

27 de Janeiro de 2017 – Recital de piano
Steven Chervenkov, piano

3 de Fevereiro de 2017 – Recital de piano
Ricardo Martins, piano

17 de Março de 2017 – Ensemble Pictorico

9 de Abril de 2017 – Recital de piano
João Paulo Santos, piano

19 de Maio de 2017 – Recital de violino
Veronika Schreiber, violino
Steven Azzola, piano

Sobre o autor

Avatar photo

Luís Salgueiro é licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa. Para além da sua actividade criativa, dedica também a sua energia à preparação de partituras e musicografia, primeiro como 'freelancer' e actualmente como coordenador das actividades editoriais do MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa.