Hoje, dia 5 de Dezembro, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa recebe o compositor canadiano Barry Truax, numa iniciativa do Grupo de Investigação em Música Contemporânea do CESEM — Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical.

Barry Truax é professor emérito na Simon Fraser University, onde foi fundado por R. Murray Schafer o World Soundscape Project no final dos anos 60. Os esforços levados a cabo no âmbito desse núcleo de trabalho definiram novas áreas de investigação e de criação, como os da ecologia acústica — o estudo das relações acústicas entre seres vivos e o meio ambiente, para uma habitação equilibrada da sociedade no seu meio ou para a preservação de espaços sonoros naturais ou criados pelo Homem — ou da composição soundscape.

Será precisamente essa a dimensão da produção criativa de Truax a ser explorada. From the Unseen World: Octophonic Soundscape Works from Vancouver explorará quatro obras representativas da abordagem particular do compositor ao programa estético do soundscape, que se caracteriza por uma intervenção menos transparente no material sonoro captado: às fontes naturais são frequentemente justapostos sons abstractos, frequentemente provenientes da síntese granular de que Truax é um dos pioneiros.

Pendlerdrøm (1997), para 8 canais
Island (2000), para 8 canais
Chalice Well (2009), para 8 canais
From the Unseen World (2012), para piano e 6 canais

Pendlerdrøm — a aglutinação, em dinamarquês, de “sonho do viajante-habitual” —: fantasia a partir de sons da estação central ferroviária de Copenhaga, o regresso a casa de um trabalhador cansado, cuja familiaridade do percurso rotineiro liberta a sua mente para sonhar acordado. Em Island, Truax abandona o quotidiano para a criação de espaços imaginários. Uma ilha: a sua exploração de costa a costa desvela cursos de água, lagos e cisternas resonantes, ventos que assolam picos do seu relevo e florestas animadas por insectos. O mesmo acontece em Chalice Well: a temática da água é retomada para aludir ao poço que dá o nome à peça, que se diz ser a câmara onde repousa o mítico Santo Graal.

From the Unseen World — peça que empresta o título ao concerto monográfico — será interpretada pelo próprio compositor ao piano. Esta peça mista, a única do tipo neste concerto, é na verdade uma secção instrumental de outra obra maior, bem representativa de um tema recorrente importante na música de Truax: a identidade sexual. Enigma: The Life and Death of Alan Turing trata do destino do brilhante matemático britânico, tido como o inventor do computador moderno. Em 1952 foi condenado por prática de relações homossexuais; para evitar pena de prisão, aceitou ser sujeito a um tratamento hormonal como forma de castração química. Turing viria a falecer dois anos depois, aos 41, em aparente suicídio concretizado com uma maçã envenenada com cianeto.

O concerto realizou-se às 14 horas de Sábado, 5 de Dezembro, no Auditório 2 (Torre B) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Av. de Berna). Logo de seguida, o compositor apresentou a conferência Soundscape Composition as Context-based Creation: From the Real to the Virtual.

Sobre o autor

Avatar photo

Luís Salgueiro é licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa. Para além da sua actividade criativa, dedica também a sua energia à preparação de partituras e musicografia, primeiro como 'freelancer' e actualmente como coordenador das actividades editoriais do MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa.