Pelo sexto ano consecutivo o público de Braga volta a ter a oportunidade de partilhar da visão integrante de Helena Vieira, professora na Universidade do Minho, através do Ciclo “Música no Claustro” a decorrer todos os sábados do mês de Julho, no Auditório Vita.
O programa deste ciclo está repleto de intérpretes consagrados da música antiga, centrando-se no repertório da época, com poucas excepções. Entre diversos agrupamentos, instrumentistas, cantores e maestros participaram nas edições anteriores o Ludovice Ensemble, Ensemble Noa Noa, Magna Ferreira, Ângela Alves, Marco Pereira, Gerardo Ribeiro, Jorge Alves, Borges Coelho e Jonathan Ayerst.
Este ano o ciclo abriu com o Ensemble Sete Lágrimas e a Missa de Pentecostes de João Madureira a 4 de Julho, e será continuado pelo Borealis Ensemble, o Ensemble The Spirit os Musicke e, no último sábado, o Ensemble de Trompas Lusas.
Apesar de este ano os concertos serem realizados na capela, dado as actuais actividades de reconstrução do claustro, a estrutura do programa e do próprio ciclo é cuidadosamente integrada no espaço em que é apresentado, o qual é visto pela direcção artística como elemento metafórico na dignificação do repertório em questão. Os concertos são planeados não só com objectivos de exploração instrumental, histórica ou estilística, mas também espiritual:
É necessário participar neste diálogo, nas encruzilhadas em que o ruído dá lugar ao silêncio, a velocidade dá lugar à lentidão, o sacro contagia o secular, as vozes humanas dialogam com os instrumentos, o passado e a música do passado comunica com a contemporaneidade e os sentimentos e os sentidos da humanidade hoje.
Os bilhetes estão à venda na portaria do Seminário Nossa Senhora da Conceição ou por reserva para o número 253 202 820.