Terminou no passado fim-de-semana o Ciclo Internacional de Música de Câmara em Tavira, que tivera início a 17 de Novembro.

No Concerto de Abertura, na Igreja da Misericórdia, foi possível ouvir o Quarteto Benyounes, com o pianista Harvey Davies. Este quarteto tem-se destacado na cena musical internacional e foi vencedor, em 2012, da primeira edição do International Sándor Végh String Quartet Competition, tendo também obtido um segundo lugar em 2014 no Orlando International String Quartet Competition. Interpretaram o Quarteto Op. 20, n.º 3 de Joseph Haydn, o Andante Cantabile de Piotr I. Tchaikovsky, Três peças de Igor Stravinsky e, finalmente, o Quinteto com piano de Dimitri Shostakovich.

Na tarde seguinte, foi a vez de o grupo Voces Caelestes trazer ao público obras sob o tema Histórias de Amor. Dirigido pelo maestro Sérgio Fontão, que já tem actuado nesta cidade diversas vezes, pôde ouvir-se neste programa as obras Ancor che col partire (Cipriano de Rore), Io pur respiro (Carlo Gesualdo), Si, ch’io vorrei morire (Claudio Monteverdi), Can sho excuse my wrongs (John Dowland), Fair Phyllis I saw sitting all anone (John Farmer), Can’t buy me love (John Lennon/Paul McCartney, com arranjo de Keith Abbs), Il est bel et bon (Pierre Passereau), Die Harmonie in der Ehe (Joseph Haydn), Des Baches Wiegenlied (com arranjo de Carlo Marenco), Dieu! qu’il l’a fait bon regarder! (Claude Debussy), Trois beaux oiseaux du Paradis (Maurice Ravel), Notre Père (Maurice Duruflé), Coe to me (Gustav Holst), A boy and a girl (Eric Whitacre) e Let’s do it (Cole Porter, com arranjo de David Blackwell). Este concerto decorreu na Igreja do Carmo.

Na manhã de 19 de Novembro, novamente na Igreja da Misericórdia, teve lugar o Concerto Matinal, que contou uma vez mais com o Quarteto de Cordas Benyounes, com Harvey Davies e ainda com o flautista Jonathan Rimmer. Este conjunto de músicos deu ao público a oportunidade de ouvir o Quarteto de Maurice Ravel, a Sonata para flauta e piano de Bohuslav Martinú, a Sonata para flauta e piano de Francis Poulenc e, finalmente, a Carmen Phantasie, obra de François Borne (1862-1929) baseada em temas da ópera homónima de Georges Bizet.

No dia 20 de Novembro houve espaço para dois concertos em diferentes locais da cidade. O primeiro, Concerto Lírico, teve lugar às 11h00 na Igreja da Misericórdia e contou com a soprano Ariana Russo (vencedora do 1.º prémio e do Prémio de Música Portuguesa no Concurso Nacional de Canto dos Conservatórios, em 2011), o trompista João Gaspar (membro fundador do Quinteto Rústico e do quarteto de trompas HornProject) e, uma vez mais, o pianista Harvey Davis. No decorrer deste concerto, estes artistas interpretaram Serenata – Prólogo de Benjamin Britten, Beau Soir de Debussy, To the seasons de Gina Gillie, Le Soir de Charles Gounoud e, por fim, Melodias em Forma de Bruma de Eurico Carrapatoso. Já o Concerto de Encerramento decorreu às 18h00 na Igreja de S. Francisco, onde actuaram uma vez mais o Benyounes Quartet e o flautista Jonathan Rimmer. Para encerrar o ciclo, foram escolhidos o Quarteto Op. 12 de Felix Mendelssohn, o Quarteto para flauta em Ré maior de Mozart e o Quarteto Op. 135 de Beethoven.

Sobre o autor

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Rita Faleiro é doutoranda em Musicologia na Universidade de Évora, Mestre em Ensino da Música (Piano) pelo ISEIT - Almada e Licenciada em Piano e Arqueologia pela Universidade de Évora. Trabalhou como professora de Piano em diversas instituições e organizou diversas Masterclasses, tendo participado igualmente em múltiplas edições das Jornadas “Escola de Música da Sé de Évora”. Actualmente o seu trabalho académico centra-se na investigação de música sacra portuguesa, nomeadamente os salmos concertados da segunda metade do séc. XVIII dos compositores eborenses.