Os últimos tempos, marcados por constantes desafios e incertezas, levaram a profundas (e em alguns casos irreversíveis) alterações no quotidiano de praticamente todo o mundo. Não fomos excepção. Vemos agora inequivocamente sinais positivos junto dos nossos parceiros: os institucionais, os da sociedade civil, os públicos – entre os quais se contam alguns apoios fulcrais para a nossa existência, como o da Direcção-Geral das Artes ou da Biblioteca Nacional de Portugal; mas, essencialmente, junto dos artistas e do público a quem devemos a nossa existência.

Iniciamos, então, com esta temporada, um novo ciclo de programação trimestral. Não podíamos deixar de agradecer o trabalho realizado pelo Edward Luiz Ayres d’Abreu — nosso anterior director artístico e Presidente da associação — que nos trouxe a este ponto, a que chamaremos “de partida”. Apostamos na continuidade daquelas que são já marcas incontornáveis da programação do MPMP, mas haverá também espaço para algumas novidades refrescantes, bem necessárias — não fosse esta uma temporada de verão.

Queremos aproximar-nos ainda mais do público que nos últimos treze anos, connosco, tem vindo a descobrir a música portuguesa. Assim, iniciamos dois novos ciclos regulares de concertos comentados que (esperamos) irão dialogar com outros públicos: a Biblioteca Nacional de Portugal (tantas vezes a nossa “casa-de-partida”!) receberá o ciclo Benjamim, curado e apresentado por Catarina Távora, dedicado aos mais jovens ouvintes e às famílias; a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (local ao qual estamos muito felizes de regressar) acolherá o ciclo Com ouvidos de ver…, que aproximará a música a muitas obras-primas da pintura portuguesa.

Desde que se lançou o primeiro CD da melographia portugueza que o trabalho de registo e edição é um dos mais relevantes levado a cabo pelo MPMP. Continuaremos esse legado de criação de memória colectiva com mais dois discos desta colecção, que não poderiam ser mais representativos da sua importância: quer em Figurações, quer em Promenades, apresentamos primeiras gravações absolutas de música do início e do final do século XX, de dois compositores imerecidamente esquecidos no nosso panorama musical.

Dá-se também continuidade ao Prémio Musa (para o qual continuam abertas inscrições para a edição deste ano!): ficarão disponíveis online, em Setembro, as peças galardoadas na última edição. Também o segundo volume do projecto Bailados Portugueses vê a luz do dia, com a revitalização da Dança da Menina Tonta, um dos bailados mais famosos de Frederico de Freitas e talvez de todo este género em Portugal.

Mas a principal novidade editorial desta temporada é Memória, colecção que reeditará alguns dos mais importantes registos fonográficos hoje injustamente esquecidos. Iniciamos com António Victorino d’Almeida, nome incontornável no nosso panorama cultural, que celebra este ano 70 anos de carreira, e que está habituado a estreias no MPMP: já tinha sido  ele o primeiro compositor vivo capa da revista Glosas, em Novembro de 2012. Desta feita, o mote é um regresso a 1966, ao Teatro Tivoli, onde Victorino d’Almeida interpretou um inesquecível concerto para piano de Beethoven.

Por fim, o Ensemble MPMP mantém a sua participação em paragens que já lhe são habituais. O Festival Internacional de Saxofone de Palmela será palco de encontros entre os melhores intérpretes do instrumento e a nova música portuguesa. O Operafest Lisboa 2023, por sua vez, para além dos habituais títulos canónicos, contará com uma ópera de Francisco Lima da Silva em estreia absoluta e um inédito concurso de interpretação de ópera contemporânea portuguesa, a ter lugar no Centro Cultural de Belém.

Todos estes são excelentes motivos para aproveitar o calor típico destes meses de verão. Mas temos também sugestões para quem preferir uma calma e fresca actividade sem ter de sair de casa: mantém-se a nossa estadia aos últimos domingos do mês na rádio-café Lusophonica e estreia-se uma playlist mensal que ajudará a conhecer alguns dos amigos mais próximos do MPMP. Neste primeiro trimestre, começa a equipa que passará a assinar esta programação, mas teremos muitas outras novidades para breve. Boa escuta!

A agenda da temporada já está online!

Sobre o autor

Avatar photo