Encontra-se aberto o 5.º Concurso Internacional de Composição Fernando Lopes-Graça, promovido pela Câmara Municipal de Cascais e pelo Museu da Música Portuguesa. Este ano, o concurso premeia obras inéditas para flauta solo.

Instituído em 1996, o Concurso de Composição Fernando Lopes-Graça tem por objectivo incentivar a criação musical, prestando homenagem ao compositor. Além de valor monetário, o prémio a atribuir contempla a primeira audição da obra vencedora e a sua publicação em partitura. Em edições anteriores foram galardoados compositores como Luís Tinoco, Sérgio Azevedo, Carlos Marecos e Vasco Mendonça, entre outros. Na edição de 2014, dedicada à guitarra, o júri atribuiu por unanimidade o Prémio a Marco de Biasi, que apresentou a obra Lumen et Umbrae, e Menções Honrosas às obras Tripoli, de Nuno Alexandre Sousa de Figueiredo, e Sonata per Chitarra, de Pedro Louzeiro.

 

 

As obras candidatas deverão ser submetidas até 16 de Outubro de 2015, em partitura e em CD. Os resultados serão anunciados publicamente no espaço de um mês, estando previsto para Dezembro (a 17 de Dezembro celebra-se o nascimento de Fernando Lopes-Graça) o concerto de estreia da obra galardoada. O júri do 5.º Concurso Internacional de Composição Fernando Lopes-Graça é constituído pelos compositores Sérgio Azevedo e Carlos Caires e pelo flautista Nuno Inácio.

Informações sobre as condições para a candidatura poderão ser consultadas no regulamento do concurso e a partir do contacto premio.lopes-graça@cm-cascais.pt.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Mariana Calado encontra-se a realizar o Doutoramento em Ciências Musicais Históricas focando o projecto de investigação no estudo de aspectos dos discursos e das sociabilidades que caracterizam a crítica musical da imprensa periódica de Lisboa entre os finais da I República e o estabelecimento do Estado Novo (1919-1945). Terminou o Mestrado em Musicologia na FCSH/NOVA em 2011 com a apresentação da dissertação "Francine Benoît e a cultura musical em Portugal: estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920's e 1950". É membro do SociMus – Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música, NEGEM – Núcleo de Estudos em Género e Música e do NEMI – Núcleo de Estudos em Música na Imprensa, do CESEM. É bolseira de Doutoramento da FCT.