A 9 e 10 de Maio de 2015 realizar-se-á a primeira edição do Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa, promovido pela Associação Portuguesa de Artes Musicais (APARM). A fase de eliminatórias, a realizar no dia 9 de Maio, terá lugar na Escola Superior de Música de Lisboa, e a final, dia 10 de Maio, no Teatro Nacional de São Carlos.

O concurso destina-se a instrumentistas de violino, violeta e violoncelo entre os 11 e os 18 anos de idade, e a contrabaixistas entre os 16 e os 22 anos, contando com Vasco Barbosa, Ana Beatriz Manzanilla e Paula Carneiro como membros do júri de violino, e com Pedro Saglimbeni Muñoz, Nuno Abreu e Manuel Rêgo como membros dos restantes instrumentos.

O primeiro prémio consistirá na gravação e transmissão de um concerto co-produzido pela Antena 2, além de um diploma de participação no Concerto de Laureados, a realizar no dia 7 de Junho de 2015, no CCB, com acompanhamento da Camerata Atlântica e direcção musical de Ana Beatriz Manzanilla. Os prémios, incluindo diploma, CD e material didáctico para o segundo classificado, e diploma e material didáctico para o terceiro, serão entregues no dia 10 de Maio de 2015.

Com a realização deste concurso pretende-se uma homenagem ao violinista Vasco Barbosa, filho do também violinista Luís Barbosa. Formado no Conservatório Nacional, Vasco Barbosa foi bolseiro do Instituto para a Alta Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian, apresentando-se em público desde os sete anos de idade. Apresentou-se em Espanha, Itália, Suíça, França, Áustria, Alemanha, Roménia, Grécia, Estados Unidos da América, bem como outros países de África e da Ásia. Condecorado com vários prémios, nomeadamente o Prémio Guilhermina Suggia, Óscar da Imprensa, Prémio Moreira de Sá, Prémio da Secretaria de Estado da Cultura e Prémio Almada, Vasco Barbosa foi distinguido com a Ordem Militar de Santiago de Espada. Tendo sido concertino da Orquestra Sinfónica da RDP, da Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos e da Orquestra Sinfónica Portuguesa, fundou em 1986 o Quarteto Atalaya, do qual é membro juntamente com Klara Erdei (violino), Teresa Beatriz (viola) e Kenneth Frazer (violoncelo), e, em 1993, um duo com a violinista Lígia Soares.

Mais informações aqui ou através de vascobarbosa2015@gmail.com .

Sobre o autor

Imagem do avatar

Isabel Pina é doutoranda e bolseira de doutoramento em Ciências Musicais Históricas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, interessando-se principalmente pelo estudo da história da música em Portugal nos séculos XIX e XX, música e ideologia, nacionalismo, análise e semiótica musical, e imprensa e crítica musical. Concluiu o mestrado em Ciências Musicais tendo apresentado a dissertação “Neoclassicismo, nacionalismo e latinidade em Luís de Freitas Branco, entre as décadas de 1910 e 1930”. É actualmente voluntária na Biblioteca Nacional de Portugal, tendo estagiado no Museu da Música. Enquanto colaboradora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), é membro do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, do SociMus (Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música), e co-fundadora do Núcleo de Estudos em Música da Imprensa.