Decorre de 24 a 27 de Agosto, na cidade do Porto, o 6.º Encontro Científico Internacional para Estudos sobre Som e Instrumentos Musicais – Congresso de Organologia, promovido pela Animusic.

O tema desta edição é Estratégias para o Futuro do Conhecimento e Expressão Científicas e Culturais: Sustentabilidade, Herança, Tecnologia, Educação. Com este congresso, a Animusic pretende criar espaço e tempo para compartilhar conceitos, descobertas, metodologias, experiências, pesquisas e resultados práticos em todos os campos abordados pela Organologia (nomeadamente museologia, acústica, arqueologia, educação, artes visuais e metodologias de conservação ou engenharia), num intercâmbio de enorme valor, que combina Ciência e Arte. Pretende também fomentar a cooperação interdisciplinar, considerada uma chave vital para a avaliação da realidade segundo uma ampla perspectiva.

A programação é muito diversificada e inclui, para além das comunicações – em locais tão belos e inspiradores como a Casa-Museu Guerra Junqueiro e o Palácio dos Viscondes de Balsemão –, exposições, oficinas e concertos muito especiais no Auditório do Conservatório do Porto.

Para quem estiver no Porto por estes dias e tiver vontade de aprender ou fazer parte desta experiência, vale a pena uma visita.


Pode consultar a programação do evento directamente através desta ligação.

Sobre o autor

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Doutorada em Música e Musicologia (ramo de Interpretação) pela Universidade de Évora, é actualmente investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas: Estudos Ingleses e Alemães (FLUL) e em Canto (ESML). Posteriormente obteve o grau de LGSM (Licenciate by the Guildhall School of Music and Drama) através do Trinity College. Como cantora de ópera, foi “Fanny” em 'O Tanoeiro' de Thomas Cooper (Teatro da Trindade), “2.ª Dama” na 'Flauta Mágica' de Mozart e “Sebastiana”, numa versão portuguesa da sua autoria da ópera 'Bastien und Bastienne' de Mozart. Para além de se apresentar regularmente em recitais, é membro do Coro Gulbenkian.